Amams reúne entidades para definir pauta de reivindicações a Lula

Jornal O Norte
19/12/2005 às 10:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

As entidades de classe do Norte de Minas se reunirão nesta segunda-feira, dia 19, a partir das 10 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - Amams, para definir a pauta de reivindicações da região a ser apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estará em Montes Claros no dia 22 de dezembro, fazendo sua primeira visita oficial a região, desde sua posse em janeiro de 2003. O presidente da Amams, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, que propôs a reunião das entidades, ressalta ser necessário unificar as reivindicações para evitar desencontros de pedidos e até mesmo definir as prioridades. A reconstrução e conclusão da BR 135, nos trechos Montes Claros-Trevão da BR 040 e Itacarambí-Divisa da Bahia é a reivindicação prioritária levantada inicialmente pelas entidades de classe.

A última visita oficial de um Presidente da República a Montes Claros ocorreu em outubro de 1980, quando o então general João Baptista de Figueiredo veio inaugurar a Estação Rodoviária e inaugurar o Sistema Verde Grande, acompanhado do então governador Francelino Pereira. Os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva estiveram em Montes Claros, mas apenas no Aeroporto, quando faziam escala para Salinas e Itinga, respectivamente. O presidente Fernando Henrique Cardoso esteve em 25 de outubro de 1996 em Salinas, acompanhado do então governador Eduardo Azeredo, para inaugurar a BR 251 e fez escala em Montes Claros, onde se encontrou com lideranças. No dia 10 de janeiro de 2003, o presidente Lula desceu no Aeroporto de Montes Claros, para depois seguir com o governador Aécio Neves até Araçuaí e Itinga, acompanhado de ministros.

O presidente da Amams, Valmir Morais de Sá, ressalta que propôs fazer a reunião das entidades como forma de definir uma pauta única, pois é o momento de aproveitar ao máximo a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e garantir os benefícios e obras para o Norte de Minas. Ele cita que nos primeiros contatos com os dirigentes das entidades, observou que todos querem reivindicar a reconstrução da BR 135, no trecho Montes Claros-Trevão da BR 040-Belo Horizonte, como forma de acabar com o drama que acontece todos anos, do tráfego de veículos ficar prejudicado nas chuvas. Também será pedida a conclusão das obras da BR 135, no trecho Itacarambí-Divisa da Bahia, passando por Manga e Montalvânia, interligando o Norte de Minas com São Luiz, do Maranhão e em conseqüência com a região amazônica, abrindo novo canal de escoamento da produção.

Estão sendo aguardados na reunião, o prefeito de Montes Claros, Athos Avelino e os presidentes Ariovaldo Melo Filho (Federação da Indústria-Regional Norte), Jamil Curi (Associação Comercial e Industrial), Vandi Ribeiro (Câmara de Dirigentes Lojistas), Antônio Paculdino (Conselho de Empresários da Área Mineira da Sudene), Antônio Henrique Sapori (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Norte de Minas – Sindinor), Alexandre Viana (Sociedade Rural), Júlio Gonçalves Pereira (Sindicato Rural), Luiz Rocha Filho (Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene), Valmir Morais (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene) e Sebastião Ildeu Maia (Câmara Municipal de Montes Claros).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por