É carne de Buriti!

Hambúrguer enriquecido com óleo do fruto faz bem à visão e à pele. E é saboroso, dizem pesquisadores

Patrícia Santos Dumont
Hoje em Dia - Belo Horizonte
17/02/2018 às 08:42.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:24
 (Amanda Lelis/divulgação)

(Amanda Lelis/divulgação)

A adição de um vegetal nativo no Norte de Minas a um dos sanduíches mais apreciados pelos brasileiros promete solucionar, ou no mínimo amenizar, um problema de saúde recorrente sobretudo em crianças. Pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes Claros, incrementaram o preparo de um hambúrguer de frango com óleo de buriti, a fim de suplementar dietas pobres em vitamina A e evitar doenças de pele e nos olhos. 

Feito com duas concentrações do óleo (4% e 8%), o experimento mostrou que ao consumir apenas uma unidade diária da carne, crianças conseguiriam obter entre 53% e 100% do total de vitamina recomendado por dia. Em homens adultos, o alimento funcional poderia suplementar o nutriente em até 31% e em mulheres, em 40%. 

Responsável pelo estudo, a nutricionista Luana Leão explica que o próximo passo é aprimorar a receita – feita inicialmente somente com carne de frango, cebola e alho desidratados –, aumentando a aceitação do público, e buscar incorporá-la à merenda em escolas municipais da cidade e da região. 

“Fizemos uma receita bem básica, com poucos ingredientes, justamente para facilitar a reprodução por quem desejar. Se a pessoa tiver a carne de frango em casa e o fruto, já vai conseguir um preparo mais saudável e evitar doenças. Ainda assim, o óleo modificou sensorialmente as propriedades do hambúrguer”, detalha a pesquisadora.
 
BAIXO CUSTO
Engenheiro agrônomo e professor no ICA, o orientador da pesquisa, Ernane Ronie Martins, diz que a receita é uma opção de suplementação de baixo custo e, portanto, acessível. 

“A ideia é propor uma alternativa regional e que possa ser usada na alimentação especialmente de crianças. A carne de frango, além de saudável, é barata. Já o óleo e pequenas concentrações do óleo são bastante acessíveis”, afirma. 

De acordo com a nutricionista e pesquisadora Luana Leão, crianças devem consumir de 300 a 600 microgramas de vitamina A por dia – o equivalente a uma cenoura média. Homens adultos, 900 microgramas, e mulheres, 700. 

A adição de 4% de óleo em cada hambúrguer foi capaz de fornecer 160 microgramas do nutriente, e de 8%, o dobro. Por ser um antioxidante natural, o óleo de buriti dispensou a adição de conservantes sintéticos à receita. Além disso, o ingrediente ajudou a retardar o processo de deterioração da carne, que leva à alteração de sabor. 

Atividade fortalece cadeia produtiva na região Norte
Matéria-prima de cosméticos voltados para proteção e hidratação da pele e poderoso antioxidante natural, o buriti – palmeira nativa no Norte de Minas – tem se mostrado polivalente quando o assunto é saúde.

Professor no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) na UFMG, em Montes Claros, Ernane Ronie Martins diz que um dos principais motivos para o uso do insumo na pesquisa é dar apoio à cadeia produtiva no Estado. 

“O fruto in natura tem alto valor nutricional, mas dificilmente chega às cidades por ser muito perecível. Escolhemos, então, utilizar o óleo como forma de apoiar a cadeia produtiva iniciada na região para atender, inicialmente, à demanda da indústria de cosméticos”, explica. 

O engenheiro agrônomo reforça que o uso do insumo na confecção dos hambúrgueres é uma alternativa à atividade da indústria cosmética na região. “Poucas vezes damos valor à nossa biodiversidade, pois temos uma alimentação muito dependente de espécies exóticas. Essa é uma chance imperdível de aproveitar algo que é nosso”. 

Orientador da pesquisa, Ernane Martins explica que o uso do óleo e não do fruto na receita foi uma decisão tomada com vistas à aceitação do gosto e do aspecto do hambúrguer. “A polpa seca ou a raspa afetariam a textura, devido à grande quantidade de fibras presentes. Também seria necessário adicionar um percentual mais alto para ter a natureza de um alimento funcional”, detalha.

Conforme o pesquisador, o óleo concentra todas as substâncias desejadas e é de fácil manipulação, contribuindo para a conservação do produto por ser antioxidante.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por