Álcool ganha corante laranja para identificar combustível irregular

Jornal O Norte
04/01/2006 às 18:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:27







Os donos de carros ganham a partir desta sexta-feira um auxílio para evitar fraudes ao abastecer o carro com álcool.





O álcool anidro, que chega ao posto para ser misturado à gasolina, terá um corante laranja para diferenciá-lo do álcool vendido diretamente na bomba - o hidratado.





Até agora os dois tipos de álcool tinham a mesma coloração e o principal objetivo da medida é evitar o chamado "álcool molhado", uma das maiores modalidades de fraude hoje nos postos de combustíveis.





Nela, o álcool anidro - aquele que se usa na gasolina - é misturado à água e vendido como hidratado. Isso porque o anidro tem isenção de ICMS, de PIS e Cofins na distribuição e revenda, enquanto que o álcool hidratado sofre em média uma tributação de 17% de ICMS.





Na prática, na hora de abastecer, agora o consumidor deve estar atento e não aceitar álcool com coloração que não seja transparente. Se vir algum tipo de coloração laranja ao abastecer o carro, fica claro que o combustível foi adulterado.





Pela nova regra, todos os postos revendedores do Brasil terão que colocar um adesivo nas bombas de combustíveis informando ao consumidor que o álcool hidratado só poderá ser comercializado se for límpido e incolor.





Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), a adição do corante não pode ser usada como justificativa para aumento de preços de combustíveis. Segundo a agência, o impacto é muito pequeno, o custo do corante é de R$ 0,00075 por litro de álcool e não deve se refletir no bolso do consumidor.



Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por