Top 3 da Copa do Brasil, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo são 'alvos' do embalado Botafogo

Maiores vencedores da Copa do Brasil, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo são ‘alvos’ do embalado Botafogo

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
16/08/2017 às 01:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:06
 (WASHINGTON ALVES/ LIGHTPRESS/ CRUZEIRO)

(WASHINGTON ALVES/ LIGHTPRESS/ CRUZEIRO)

Com os três clubes (Grêmio, Cruzeiro e Flamengo) de maior tradição na Copa do Brasil envolvidos na briga pelo título, as semifinais da edição de 2017 têm como característica os especialistas sendo desafiados pelo “azarão” Botafogo, que integra a lista dos 12 grandes do futebol brasileiro, mas tem uma história muito pobre na segunda competição nacional.

Dentro desse contexto, o confronto mais importante será o clássico carioca, com o Botafogo, que chegou apenas à final de 1999, mas foi superado pelo Juventude-RS, encarando o tricampeão Flamengo.

Para a história da Copa do Brasil, o duelo mais aguardado das semifinais reúne Cruzeiro e Grêmio, que fazem a ida hoje, às 21h45, em Porto Alegre. A volta será dia 23, no Mineirão.

Neste confronto, além da vaga na decisão, estará em jogo a manutenção da hegemonia pelo Grêmio, que é penta da Copa do Brasil, diante de um Cruzeiro que é tetra.
 
SEQUÊNCIA
Nessa história, o Tricolor nunca deixou de ser o maior vencedor da competição. Mas o que pode servir de ânimo para a China Azul é o fato de a Raposa sempre igualar o número de títulos dos gaúchos logo depois deles abrirem vantagem, apesar disso nunca ter acontecido no ano seguinte.

O que aconteceu no ano seguinte, por três vezes, como mostrará a sequência a seguir, é o Grêmio levantar a taça após um título cruzeirense.

Primeiro campeão da Copa do Brasil, em 1989, o Grêmio teve a chance de ser bi em 1993, mas perdeu a final para o Cruzeiro. A segunda taça gaúcha veio na temporada seguinte, mas em 1996 a Raposa empatava o jogo. Em 1997, o tricolor chegou ao tri, igualado pelos celestes em 2000.

A primeira Copa do Brasil deste século, em 2001, foi do Grêmio, que viu o tetra ser igualado pelo Cruzeiro em 2003. Na decisão mineira de 2014, a Raposa teve a chance de se isolar na ponta do ranking de títulos, mas foi superada pelo rival Atlético e o primeiro penta da competição acabou saindo ano passado.

Com uma reta final de Copa do Brasil impressionante, o Grêmio passou por Cruzeiro (semifinal) e Atlético (final) sobrando principalmente nas partidas de ida, ambas no Mineirão.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por