Todos contra os grandes

Cruzeiro, Atlético e América tentam a partir de hoje manter hegemonia contra o interior

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
16/01/2018 às 19:22.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:48

Lá se vai mais de um século que a bola rola para definir quem é o melhor do estado. Muita coisa mudou desde os primórdios, o romantismo deu lugar ao profissionalismo, clubes surgiram e desapareceram, mas o Campeonato Mineiro mantém o carisma e a importância no calendário, como primeiro desafio da temporada.

Hoje, quando América e Patrocinense começarem a se enfrentar no Independência, às 19h30, terá início a edição de número 104 de uma disputa que mudou bastante ao longo da história, ajudou a consolidar a força da camisa de América, Atlético e Cruzeiro, viu nascer e desfilar craques e, a cada ano, testemunha o trabalho dos clubes do interior para, com orçamentos menores, dar trabalho aos três grandes da capital, fato raro na Era Mineirão.

E encarar Coelho, Galo e Raposa será especialmente difícil este ano, considerando que o primeiro se juntou aos outros dois na elite do futebol brasileiro e os três procuraram se reforçar, mesmo em um cenário econômico desfavorável, para fazer bonito num ano que traz desafios nacionais e internacionais, todos com polpudos prêmios no fim – desta vez os calendários de Libertadores e Sul-Americana não vão atrapalhar. Por outro lado, a mexida na forma de disputa, com o retorno das quartas de final, repaginadas, aumenta a possibilidade de zebras.

Caras conhecidas e candidatos a destaques não faltam, especialmente entre os atacantes, com a perspectiva de uma disputa acirrada entre Fred, de volta ao Cruzeiro; Ricardo Oliveira, que o substitui no Atlético; e Rafael Moura, que pretende mostrar que ainda tem a força vestindo a camisa do América. Coincidentemente, os três técnicos – Enderson Moreira, Oswaldo de Oliveira e Mano Menezes buscam uma conquista inédita para seus currículos.
 
FESTA DO INTERIOR
Patrocinense e Boa estão de volta à Primeira Divisão e animam a disputa pelo título do interior que, nos últimos anos, tem premiado o bom trabalho da URT, de Patos de Minas. 

Para manter a liderança entre as equipes do interior, o Trovão Azul, como é conhecido, contará com a experiência dos meias Ewerton Maradona (ex-Caldense) e Eduardo Ramos (ex-Remo) e com a força do centroavante Macena (ex-Luverdense), principais reforços contratados para esta temporada.

Para o torcedor que não aguentava mais a abstinência dos gramados, a emoção está de volta com o mais puro futebol de raiz: estádios muitas vezes acanhados, retrancas caprichadas para surpreender os favoritos e muita emoção até a grande festa de 8 de abril, quando o campeão de 2018 será consagrado.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por