Tira-teima na Pampulha

Com duas vitórias para cada lado, clássico de domingo vale hegemonia em 2017

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
20/10/2017 às 00:05.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:18

O pentacampeonato da Copa do Brasil conquistado pelo Cruzeiro há menos de um mês e a briga do Atlético para garantir vaga na Copa Libertadores do ano que vem, somando a sexta participação consecutiva na maior competição de clubes das Américas, um recorde para o futebol mineiro, são ingredientes mais que suficientes para dar um sabor especial ao clássico que os dois rivais disputam neste domingo, às 17h, no Mineirão, pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Mas os comandados de Mano Menezes e Oswaldo de Oliveira entram em campo buscando ainda a hegemonia do clássico numa temporada em que o confronto teve momentos especiais.

Cruzeiro e Atlético já se enfrentaram cinco vezes em 2017. A Raposa venceu as duas primeiras, o Galo as duas últimas e foi registrado um empate.

O clássico praticamente abriu a temporada dos dois, pois foi o segundo jogo oficial do ano para ambos, logo em 1º de fevereiro, no Mineirão, pela fase de grupos da Copa da Primeira Liga.

A competição poderia até ter uma decisão entre eles, pois os dois clubes chegaram às semifinais em chaves diferentes, mas a derrota nos pênaltis do Cruzeiro diante do Londrina, que ganhou a taça em cima do Galo, também nos pênaltis, impediu que isso acontecesse.

Agora, o último encontro do ano aparece como um tira-teima da temporada, que promete dar ainda mais emoção ao confronto de domingo no Gigante da Pampulha.
 
RETROSPECTO
O clássico carrega uma marca em 2017 que aparece como aliada do Cruzeiro, pois os visitantes nunca venceram. As duas vitórias do time de Mano Menezes foram no Mineirão, a primeira delas, pela Primeira Liga, com torcidas divididas. Os dois triunfos do Atlético, que na época era comandado por Roger Machado, foram no Independência. O único empate foi no Gigante da Pampulha, por 0 a 0, no jogo de ida da decisão do Campeonato Mineiro.

Mas o empate acabou tendo sabor especial para o Galo, pois uma semana depois, com a vitória por 2 a 1, no Horto, o título do Estadual, que não era decidido entre os rivais há três anos, foi assegurado. 
 
COPA DO BRASIL
A disputa da taça do Mineiro poderia ser o grande momento do clássico em 2017. Mas a conquista da Copa do Brasil pelo Cruzeiro fez com que não fosse.

Para a rivalidade, vai valer mesmo é o tira-teima de domingo, às 17h, no Mineirão. Tudo o que o cruzeirense quer é ver, no último clássico do ano, o time pentacampeão da Copa do Brasil fazer a festa em cima do maior rival. O atleticano, desde a noite de 27 de setembro, sonha com a tarde de 22 de outubro, para que o seu time tenha a chance de carimbar a faixa do rival.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por