A Série A de 2018 começa a ser disputada hoje com 15 dos 20 participantes já tendo conquistado o título brasileiro pelo menos uma vez, em um dos formatos que o torneio já teve desde 1959.

A última e atual fase é por pontos corridos, que terá a sua 16ª edição, sendo que nas 15 anteriores apenas sete desses 15 clubes campeões que jogam a Série A em 2018 já levantaram a taça.
 
REGIONAL
Uma marca do Brasileiro por pontos corridos é a hegemonia do Sudeste, pois apenas clubes de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro ganharam o título.

Disputado pela primeira vez em 2003, e conquistado pelo Cruzeiro, o Brasileirão por pontos corridos representou uma nova era na história da competição e apenas integrantes do chamado G-12 foram campeões.

Mas ainda falta muita gente do grupo nesta lista, pois apenas sete clubes (Corinthians, Cruzeiro, São Paulo, Fluminense, Santos, Flamengo e Palmeiras) dos chamados grandes já ganharam a Série A por pontos corridos.

Atlético, Vasco, Internacional e Grêmio foram no máximo vice. O Botafogo tem como melhor colocação um quarto lugar, em 2013.

A força do G-12 nos pontos corridos é tão grande, que fora do grupo, apenas o Atlético-PR conseguiu ser vice em 2004.

Esse é o enredo em 2018 do Campeonato Brasileiro, competição nacional mais equilibrada do mundo e que começa sempre recheada de favoritos ao título.