Sol intenso causa dificuldades a competidores na penúltima etapa do GP de Ciclismo TV Geraes

Nairlan C. Barbosa
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/09/2017 às 00:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:44
 (Nairlan Clayton Barbosa)

(Nairlan Clayton Barbosa)

Com um calor de 28 graus e um sol escaldante durante todo o percurso, 36 competidores largaram no domingo pela manhã para tentar completar os 128 Km da penúltima prova da temporada 2017 do Ranking Bicimax de Ciclismo Speed do Norte de Minas.

Com a presença de corredores da equipe Orange de Ciclismo, de BH, a largada ocorreu às 8h do trevo do aeroporto, seguindo pela estrada da produção até a comunidade de São Pedro das Garças, depois retornando para Montes Claros.

Além do sol escaldante e do calor abrasador, os ventos fortes que cortam a LMG 657, a Estrada da Produção, desafiaram os ciclistas, que praticamente fizeram 90% da prova em sistema de pelotão. Para agüentar as rajadas de ar que despendem dos corredores muito vigor físico, tornando difícil concluir o trajeto.

Eduardo Tognolo foi o campeão da prova de 2015, protagonizando uma queda jamais esquecida por seus competidores. Este ano, ele não conseguiu o título na categoria elite, mas elogiou a organização do evento e o nível de dificuldade da Estrada da Produção.

“É realmente complicado o percurso por causa dos muitos aclives, tanto na ida quanto na volta, e tudo isso aliado as fortes rajadas de vento que a estrada proporciona. É uma emoção diferenciada”, afirma Tognolo.
 
DESAFIOS
José Luiz de Oliveira Franco foi o vencedor pelo segundo ano consecutivo na categoria Elite e diz qual foi o segredo da vitória. “No ano passado, tivemos chuva, mas neste ano eu acompanhei o pelotão sem gastar energia durante os 64 km de ida. Na volta, depois da comunidade de Poço Novo, comecei a impor um ritmo diferenciado e consegui arrancar, sem precisar de sprint final. Uma coisa é certa: Se no ano passado o desafio maior foi a chuva, este ano o calor superou qualquer expectativa. Foi difícil para nós competidores, mas consegui bater a última meta volante, no cruzamento da linha férrea e por fim cruzei a linha de chegada”, disse Zé Luiz.

A próxima e última etapa do campeonato deste ano será em novembro em um circuito de rua, provavelmente na avenida do córrego Pai João, que se transformou no local que melhor atende aos padrões dos ciclistas.

Confira a Classificação do GP de Ciclismo TV Geraes

– Na categoria Elite sub-23, o primeiro colocado foi José Luis de Oliveira Franco, que completou a prova em 3h15min23seg. Em segundo ficou João Vitor Pereira Marques. O terceiro foi Rogério Aparecido Oliveira Xavier. Em quarto, Antônio Carlos Cardoso Pereira e em quinto lugar Gilfredo Pinheiro Muniz. Todos os atletas de Montes Claros.
 
– Na Categoria Máster A, em primei ficou Jeferson do Carmo Junior, de Januária, que completou a prova em 3h15min35seg, seguido de Gilson Soares, de Montes Claros. Em terceiro, ficou Eduardo Tognolo, de Belo Horizonte, em quarto Romilson Figueiredo, de Montes Claros, e em quinto Francisco do Carmo, de São João do Paraíso.

– Na Categoria Máster B, em primeiro chegou Sebastião Batista Amorim, de Januária, que completou a prova em 3h18min57seg. Em segundo ficou Wilton Batista Santos, de Montes Claros, e em terceiro Marcos Fabiano Ramos, também de Montes Claros.  
 
– O vencedor do sprint médio, realizado em São Pedro da Garça, foi Antonio Cardoso Pereira, e o sprint médio do Km, José Luiza de Oliveira Franco.

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por