Reflexos de uma rodada

Marcado por erros de auxiliar, fim de semana do Campeonato Mineiro muda o rumo da competição

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
21/02/2018 às 06:48.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:29
 (Bruno Cantini/atlético/divulgação)

(Bruno Cantini/atlético/divulgação)

As decisões do auxiliar Guilherme Dias Camilo no clássico do último domingo, quando o Atlético goleou o América por 3 a 0, no Independência, com certeza influenciaram no andamento do jogo, pois causaram prejuízo ao Coelho. No resultado, não se pode afirmar, pois os lances aconteceram no fim do primeiro tempo e no início do segundo, e a partida ainda teria muito tempo de bola rolando.

De toda forma, quando se deixa a rivalidade de lado e se pensa apenas na classificação do Campeonato Mineiro, a vitória atleticana, além de ser boa, logicamente, para o time do interino Thiago Larghi, ajudou também ao Cruzeiro, que ficou mais perto de assegurar a primeira posição geral e garantir vantagens nas quartas de final e nas semifinais e final, caso siga na competição. Já para o América, o resultado significa uma pressão dupla.

Como o clássico fechou a sétima rodada, o Atlético ocupava a oitava posição – última que garante vaga nas quartas de final – até o polêmico gol de Roger Guedes, contestado pelo tira-teima da TV. Faltando 12 pontos a serem disputados, estava a dez do líder Cruzeiro e a cinco do segundo colocado América.

Com a vitória, o Galo voltou ao terceiro lugar, pois havia terminado a sexta rodada em quarto, e embora seja muito difícil ultrapassar a Raposa, grudou no Coelho, que pode ser superado no domingo, quando o Atlético encara o Tupi, em Juiz de Fora, às 17h.
 
PRESSÃO
A chegada do Atlético é a primeira pressão sobre o time de Enderson Moreira, sendo a segunda o fato de o treinador americano não conseguir vencer um clássico mineiro. Em sete confrontos já disputados contra Galo e Raposa, são seis derrotas e um empate.

Agora, o Coelho abre a oitava rodada na próxima sexta-feira enfrentando o Tombense, às 20h30, no Almeidão, obrigado a vencer para não correr o risco de perder a vice-liderança para o Atlético. Em caso de derrota, pode cair até para a quinta colocação, pois será ultrapassado também pelo time de Tombos.

Empatando ou perdendo, o América pode ser superado ainda pelo Boa Esporte, que no sábado vai encarar o líder Cruzeiro, às 16h30, no Mineirão. 

Mas a situação do Boa não será fácil. Além de vencer os quatro jogos disputados no Gigante da Pampulha neste Estadual, sem sofrer um gol sequer, o Cruzeiro pretende dar um passo gigantesco para assegurar o primeiro lugar com antecedência, desejo do técnico Mano Menezes, manifestado após a vitória por 1 a 0 sobre o Villa Nova, no último sábado.

E isso acontecerá principalmente porque o América perdeu o clássico. A vantagem na tabela, somada à estreia na Libertadores na próxima terça-feira, diante do Racing, na Argentina, pode possibilitar ainda que Mano escale um time alternativo diante da Coruja, o que não significará, com certeza, qualquer facilidade para o time de Varginha, devido à força do grupo cruzeirense.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por