Pela obrigação: de olho em Libertadores, o que precisam Cruzeiro e Atlético na 22ª rodada

O que Atlético e Cruzeiro precisam fazer na 22ª rodada para encurtar o caminho para a vaga na Libertadores

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/08/2017 às 13:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:17
 (Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

(Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

A vaga na Copa Libertadores do ano que vem é o objetivo comum, mas Cruzeiro e Atlético entram na 22ª rodada do Brasileirão, que será aberta neste sábado com dois jogos, carregando preocupações diferentes, apesar de apenas quatro pontos separarem os rivais na classificação.

Neste momento, o Brasileirão já tem um G-7, pois o quinto colocado, que é o Flamengo, e o sexto, o Cruzeiro, fazem a decisão da Copa do Brasil, competição que dá ao seu campeão uma vaga na Libertadores. Mas isso não é uma certeza, por causa do equilíbrio da Série A e principalmente pelo fato de quem levantar a taça poder relaxar na disputa.

Sem poder ainda especular, o melhor para Raposa e Galo e seguir apostando mesmo no Brasileiro. E o clássico carioca entre Fluminense e Vasco, que abre a 22ª rodada, às 16h, no Maracanã, fará com que um dos dois perca uma posição, pelo menos até entrar em campo neste domingo, quando o Atlético encara a Ponte Preta, às 16h, no Moisés Lucarelli, e o Cruzeiro recebe o Santos, às 19h, no Mineirão.

Até com um empate, o Fluminense, que tem os mesmos 30 pontos do Cruzeiro, mas é superado no número de vitórias (8 a 7), ultrapassa a Raposa. No caso do Vasco, que ocupa a 16ª posição, a primeira fora da zona de rebaixamento, ele supera o Atlético se vencer o clássico carioca. Com a igualdade, empata em pontos e número de vitórias, mas é superado no saldo de gols (-12 a -3).

O outro jogo deste sábado, entre o líder Corinthians e o lanterna Atlético-GO, às 19h, na Arena Corinthians, não interessa aos mineiros e pode, no máximo, fazer com que os paulistas disparem ainda mais na ponta, e os goianos afundem ainda mais no Z-4.
 
VANTAGEM
No domingo, o Cruzeiro entrará em campo sabendo o que precisa para se manter no G-6 do Brasileirão, pois os outros dois clubes que podem ultrapassá-lo, além do Fluminense, entram em campo às 16h. O Atlético-PR, que também tem 30 pontos, mas é superado no saldo de gols (6 a 2), encara o Flamengo, às 16h, na Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro.

Esta partida é a que mais interessa ao Cruzeiro, pois se o rubro-negro carioca não vencer, e ele somar os três pontos diante do Santos, toma o quinto lugar do seu adversário na decisão da Copa do Brasil.

O Botafogo também pode ultrapassar o Cruzeiro na tarde deste domingo, mas para isso terá que vencer o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador.

O Sport é outra equipe que poderia superar o Cruzeiro nesta rodada, mas só entra em campo, para encarar o Grêmio, em 2 de setembro.

Isso acontece por que a partida, pela 22ª rodada, foi adiada para que o gramado da Arena do Grêmio, em Porto Alegre, seja preservado para o jogo entre Brasil e Equador, na próxima quinta-feira, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por