Objetivo é descobrir talentos para o atletismo: professores da universidade cubana de Matansas implantam centro de treinamento de atletismo em Moc

Jornal O Norte
16/06/2006 às 10:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:37

Heberth Halley


Repórter


www.onorte.net/halley

Com a convênio firmado com a Funorte – Faculdades Unidas do norte de Minas e a Universidade de Matansas em Cuba, os professores cubanos, Leornardo Afonso, Jorge Luis Silveira e Luis Cortegasa Fernandes chegam a Moc com o objetivo de desenvolver e descobrir novos talentos no atletismo na cidade.

- O objetivo é criar uma escola de atlestismo na Funorte para captar novos talentos para a cidade – diz o professor Leonardo Afonso.

Os professores ficarão um ano em Moc e esperam que depois desse tempo os alunos possam ter gosto e capacidade para ser tornar atletas de alto rendimento.

Jorge Luis ressalta que será desenvolvido todas as modalidades que envolva o atlestimo como corridas, saltos e arremessos.

Segundo, os professores, haverá uma divilgação para começar as atividades.

- Já estamos prontos para começar a trabalhar – frisa Leonardo.

Jorge Luis explica que vai desenvolver em Moc o mesmo estilo de trabalho que é desenvolvido em Cuba, e que foi feito no Acre, Belo Horizonte, Fortaleza, Caxias do Sul, entre outras cidades, que será a pirâmide do atletismo e lembra que o trabalho foi positivo.

- Em Cuba, todos trabalham voltado com o estudo da pirâmide. Na fase escolar, entram para a escola de iniciação, depois passam para a escola de iniciação desportiva escolar, em seguida vão para a escola superior aperfeiçoamento atlético e depois para o centro escolar de alto rendimento onde disputam competições nacionais e internacionais. Isso acontece em todo o país – explica Jorge Luis.

Ele frisa que em Moc será quase a mesma coisa. Na primeira fase, haverá uma seleção dos alunos que tem aptidão para o atletismo, em seguida, passaram para a fase da iniciação esportiva. Depois para o aperfeiçoamento e por fim para a equipe.

Os professores vão participar da Jonafes – Jornada nacional de atividade física e saúde de 15 a 18 de junho. Eles participarão de uma mesa redonda onde vão abordar a experiência no atletismo, como é desenvolvido o estudo da pirâmide, entre outros tópicos.

O professor Leonardo Afonso, finaliza que em Cuba a cultura do esporte é diferente. Lembra que as aulas de educação física é obrigada, e é nessa fase que começam a captar novos talentos.

- Lá o governo investe muito no esporte, saúde e educação. Por isso que temos grandes talentos no atlestimo- salienta.

EXPERIÊNCIAS

Leonardo Afonso começou a praticar atletismo aos sete anos na escola de iniciação esportiva de Matansas. Fez parte da Seleção de Cuba como atleta de salto triplo e decatlo, onde participou de campeonatos nacionais e internacionais. Encerrou a atividade como atleta aos 30 anos. Formou-se em Cultura Física pela faculdade de Matansas e especializou em atletismo, foi professor assistente, tem experiência como treinador de crianças e Matansas, trabalhou na universidade de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, foi professor da terciera idade e atualmente faz doutorado em Matansas.

JORGE LUIS

Jorge Luis, iniciou a carreira aos 11 anos, também na escola de iniciação esportiva de Matansas. Foi campeão nacional escolar em arremeso. Formou-se Cultura Física e especializou em atletismo. Foi atleta universitário e campeão de salto triplo e arremesso. Trabalhou como professor de atletsimo na faculdade de Matansas. Foi chefe do departamento de esporte de Matansas. Professor assistente. Mestrado em Matansas e na faculdade do México. Trabalhou como professor de atletismo de competição em Fortaleza e Belo Horizonte. Além de trabalhar na UFAC – Universidade federal do Acre. Atualmente, faz doutorado em Matansas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por