Montes Claros vai sediar o circuito regional de Kart, que ocorrerá entre os meses de setembro e dezembro, com competidores deste município e região. O lançamento foi realizado na tarde de ontem, na sede da Secretaria de Esportes, na praça dos Jatobás, com presença de imprensa e pilotos.

Serão 40 pilotos que disputarão em 4 etapas uma espécie de circuito de Kart, a exemplo do que já ocorreu na cidade entre os anos de 2009 a 2011.

O circuito é dividido em quatro etapas, disputadas por quatro regiões de Montes Claros.

No dia 17 de setembro, a abertura será na pista montada no bairro Morada do Sol. Na sequência, o bairro Delfino Magalhães recebe uma das disputas, no dia 22 de outubro. A penúltima corrida vai ser realizada no bairro Maracanã, no dia 12 de novembro, e o fechamento ocorre no bairro Todos os Santos, no dia 3 de dezembro.

“Dentro de cada etapa terão duas categorias, sendo um tempo aproximado de 20 minutos de corrida em cada uma. Vale ressaltar, também, que a cada dia de competição terá a entrega de medalhas de participação e de troféus para os três primeiros lugares”, explicou Igor Dias, secretário de Esportes.

Outro fator que será observado pelos competidores é em relação à segurança. Segundo a organização do evento, os padrões adotados serão da Confederação Brasileira de Automobilismo e Kart. Serão avaliadas as condições do kart, capacetes e uniformes e outros detalhes para garantir a integridade física de pilotos e do público que irá prestigiar o evento.

Para que tudo possa ocorrer sem nenhuma surpresa desagradável, mais de 100 voluntários estão envolvidos na organização do evento.

Ao todo, entre organizadores e voluntários, são aproximadamente 130 pessoas envolvidas na promoção da competição. Após o encerramento do circuito, no dia 3 de dezembro, será realizada uma confraternização entre os competidores. A inscrição é gratuita.
 
KARTISMO
Um Kart é um veículo monoposto (para uma pessoa), sem suspensão e com ou sem elementos de carroceria, com quatro rodas, sendo que as duas dianteiras exercem o controle de direção. Já as rodas traseiras são as que recebem a força de tração, que pode ser por intermédio de pedais ou de um motor.