Montes-clarense na seleção brasileira

Kamilla Cardoso, de 17 anos, foi convocada para a equipe de basquete que disputará o Sul-americano na Colômbia

Leonardo Queiroz
Montes Claros
17/07/2018 às 07:29.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:27
 (ARQUIVO PESSOAL)

(ARQUIVO PESSOAL)

Aos 17 anos, a pivô montes-clarense Kamilla Cardoso é uma das convocadas oficiais para a seleção brasileira feminina adulta de basquete. Ela irá disputar a próxima edição do Campeonato Sul-Americano na cidade de Tunja, na Colômbia.

A competição acontecerá de 25 a 31 de agosto e servirá de classificatória para a Copa América 2019, que valerá vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A lista de convocação foi divulgada pelo técnico Carlos Lima no último dia 4 e as 16 atletas selecionadas deverão se apresentar no próximo dia 22.
 
TRAJETÓRIA 
Kamilla começou a jogar basquete por influência da irmã Jéssica aos 13 anos nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Logo em seguida, foi convocada para a seleção de base Sub-17, onde teve seu primeiro corte na equipe.

No ano seguinte, foi campeã brasileira dos Jogos Escolares da Juventude. A partir daí, surgiu o convite para jogar nos Estados Unidos na equipe escolar Hamilton Heights Christian Academy, de Chattanooga, no estado do Tennessee.

Em função do bom desempenho, foi convocada para o programa de jovens talentos da WNBA, a liga profissional dos Estados Unidos, onde foi eleita a terceira melhor jogadora da categoria.

Com todo esse destaque e sendo monitorada pelos principais olheiros dos Estados Unidos, foi convocada para a seleção brasileira de basquete.
 
DESAFIOS 
De acordo com a atleta, foram muitos os desafios para chegar até aqui. “Um dos maiores foi a falta de incentivo e apoio no início. Para completar, sofri bulling na escola por causa do meu tamanho. A saudade e a distância da família são coisas que estou aprendendo a lidar e sei que para realizar o meu sonho tenho que pagar um preço”, disse. 

“Esse foi um ano de muitas surpresas e o sentimento que me descreve no momento é a gratidão por essa oportunidade e pela minha mãe, Maísa, que sempre foi uma mulher guerreira e me ensinou a nunca desistir e me mostrou que o futuro e os meus sonhos só dependem de mim”, celebrou a atleta.

“É muita felicidade representar minha cidade, Montes Claros, o meu Estado e o meu país. É realmente um grande sonho e, apesar de tantos desafios e dificuldades, deixo meu exemplo de nunca desistir de lutar pelos meus sonhos e ser a cada dia uma pessoa melhor”, finalizou Kamilla.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por