O meia atacante Victor Alex Vilela, 14 anos, de Montes Claros, conquistou recentemente o título da Codion Cup, pelo Cruzeiro sub-14, na China. A equipe de Minas venceu a final por 2x1 sobre os chineses do Pyongyang e trouxe o título para a casa. A vitória é um trampolim para a carreira de Victor, que começou os treinamentos nas categorias de base da escolinha Gol de Ouro.

O atleta já coleciona prêmios de destaque. No ano passado, ele recebeu o Troféu Bola Cheia pelo seu desempenho na MG Cup 2016, como artilheiro da competição com 6 gols em 5 jogos. Na sequência, Victor foi para o Cruzeiro.

Foi por meio de uma ‘peneira’ na cidade de Turmalina, Vale do Jequitinhonha, ainda em 2016, que um olheiro destacou o menino de MOC, que seguiu para os treinos na Toca da Raposa, em BH. Para se firmar como atleta, Victor passou por avaliações bimestrais.

Desde março, ele mora no Centro de Treinamento do Cruzeiro, a Toca I, e tem uma rotina de treinamentos bem diversificada. “Pela manhã vamos à escola e essa é uma obrigação diária, já que estudar lá é bem valorizado. À tarde temos treinamento com o professor Carlos Alberto e à noite estamos livres”, diz Victor.

Os pais estão impressionados com a maneira como os atletas são tratados. “Não é só futebol. Tudo é muito bem observado tanto na parte psicológica do atleta, como também o acompanhamento nutricional, educacional”, afirma a mãe Tatiane Leal.

Escolhido entre 30 atletas para a disputa do Torneio da China, Victor explicou que, em território chinês, sua maior dificuldade foi lidar com fuso horário. Mas conseguiu se adaptar e acha que isso foi preponderante para o seu desempenho na competição.