Escrita pelo caminho

Desde 1998, brasileiro que conquista a Copa Libertadores não estreia com derrota

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
02/03/2018 às 06:34.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:39
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

Além de corrigir os erros defensivos da sua equipe, principalmente nas jogadas de bola parada, o time do técnico Mano Menezes, que sonha com a América, tem uma escrita de duas décadas no caminho do seu sonho, que é o tricampeonato da Copa Libertadores.

Derrotado por 4 a 2 pelo Racing, da Argentina, na última terça-feira, em Avel-laneda, o Cruzeiro, para chegar ao título da Libertadores 2018, terá de quebrar um tabu de 20 anos, que é o tempo que um clube brasileiro campeão da competição não estreia com derrota.

O último brasileiro campeão da América e que começou a sua caminhada perdendo foi o Vasco, que levantou a Libertadores em 1998 e na sua primeira partida foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0.
 
TROPEÇOS
Depois desse “fracasso” vascaíno no Olímpico, o Brasil conquistou oito dos seus 18 títulos da Libertadores, o último deles com o Grêmio, no ano passado, e o campeão nunca iniciou sua caminhada perdendo.

Aconteceram tropeços, como os de Santos e Corinthians, diante do Deportivo Táchira, da Venezuela, em 2011 e 2012, respectivamente, mas derrota, nunca mais.

Nos anos 90, inclusive, o brasileiro que ergueu a Libertadores iniciar a sua campanha perdendo era a regra, pois isso aconteceu com seis dos cinco campeões do país no período.

CLÁSSICOS
Naquela época, o país tinha apenas dois representantes na fase de grupos e eles estreavam se enfrentando. E nesses clássicos nacionais, que eram uma espécie de Supercopa do Brasil, pois envolvia os campeões da Série A e da Copa do Brasil do ano anterior, o que mais valeu foi o ditado “quem ri por último, ri melhor”.

Nos anos 90, apenas o São Paulo, bicampeão em 1993, não estreou enfrentando um brasileiro. Como campeão do ano anterior já entrou na competição nas oitavas. E teve pela frente o Newell’s Old Boys, da Argentina.

E assim como em 1992, quando foi goleado por 3 a 0 pelo Criciúma, a caminhada do time de Telê Santana começou também com derrota, por 2 a 0.

O Cruzeiro integra a lista desses cinco brasileiros campeões da América nos anos 90. Em 1997, o time estreou na Libertadores perdendo para o Grêmio por 2 a 1, no Mineirão.

A escrita de 20 anos que envolve os brasileiros campeões da Libertadores pode ser encarada apenas como coincidência. O que não pode ser encarado como coincidência é o fato de o time de Mano Menezes sofrer três gols de bola parada no mesmo jogo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por