Era da interinidade

Três dos quatro primeiros colocados do Brasileirão são comandados por “pratas da casa”

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
01/05/2018 às 07:12.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:36
 (BRUNO CANTINI/ATLÉTICO)

(BRUNO CANTINI/ATLÉTICO)

Atual campeão brasileiro e bi do Campeonato Paulista, Fábio Carille, do Corinthians, é sem dúvida o exemplo deles. E alcançar o patamar do treinador corintiano, hoje consolidado no cargo, o objetivo de Thiago Larghi, do Atlético, e Maurício Barbieri, do Flamengo. E a Série A aparece como o caminho para que isso aconteça.

Depois de três rodadas disputadas, a principal competição nacional tem em seu famoso G-4 três clubes que apostaram na solução caseira para o comando técnico de suas equipes. E Larghi e Barbieri estão nessa lista.

O líder Flamengo, que apesar disso atravessa uma crise, tem Maurício Barbieri como interino desde que demitiu o experiente Paulo César Carpegiani, após ser eliminado do Campeonato Carioca nas semifinais, pelo Botafogo do novato Alberto Valentim.

Apesar da pressão, pois cada embarque ou desembarque do time é marcado por cobrança de torcedores no aeroporto, Barbieri vai conduzindo um Flamengo que poderia até ter 100% de aproveitamento, não fossem os erros de arbitragem na primeira rodada, quando ficou no 2 a 2 com o Vitória, em Salvador.
 
PRESSÃO
A história do Flamengo se repetiu no Atlético, mas bem antes, pois o experiente Oswaldo de Oliveira foi demitido pelo clube ainda em fevereiro. Larghi, que era analista de desempenho, assumiu o time de forma interina. E assim permanece.

No 1 a0 sobre o Corinthians, no último domingo, no Independência, resultado que levou o Galo ao G-4, Thiago Larghi alcançou a marca de 20 partidas comandando a equipe, com 12 vitórias, dois empates e seis derrotas.
 
EXEMPLOS
Além de Atlético, Corinthians e Flamengo, outros gigantes do futebol brasileiro têm apostado na juventude no comando de suas equipes.

O Botafogo, de Alberto Valentim, já foi citado, e isso tem sido tradição no clube, que em 2016 revelou Jair Ventura, atualmente no Santos.

O Palmeiras tem à frente de seu milionário grupo de jogadores Roger Machado, que fracassou no Atlético ano passado. No Internacional, a aposta é em Odair Hellmann, ex-jogador do clube e que trabalhou nas categorias de base. O Vasco tem no banco Zé Ricardo, cria do rival Flamengo. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por