Projetos viabilizados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte estão selecionando novos atletas de ambos os sexos, com idade entre 9 e 18 anos para times de basquete, futsal, natação e voleibol em Montes Claros e Belo Horizonte. Ao todo, serão 570 vagas.

A seleção é feita por meio do Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, um mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes, para incentivar a prática e melhorias na qualidade de vida, o surgimento de novos talentos e o apoio atletas.

Assim, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais são direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas. Desde a Lei foi sancionada, em 2013, foram aprovados 488 projetos que já beneficiaram mais de 76 mil pessoas de 56 municípios mineiros.
 
MC VÔLEI
Em Montes Claros estão abertas 240 vagas para crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos de ambos os sexos para participar das escolinhas de voleibol do Montes Claros Vôlei. Serão 60 vagas disponíveis em cada núcleo da iniciativa, que é executada com recursos oriundos da isenção fiscal do Governo do Estado. A Coteminas S.A., empresa apoiadora, destinou ao projeto R$ 112,8 mil.

Para participar da seleção, os interessados devem procurar os núcleos localizados na Secretaria da Praça de Esportes, no centro da cidade; na Escola Municipal Maria de Lourdes, no bairro Independência; Escola Municipal Geraldo Pereira, no Monte Carmelo, e no Centro Educacional Coteminas.

No projeto, que terá duração até setembro de 2018, serão oferecidas aulas sistematizadas de voleibol duas vezes na semana e todos os alunos receberão, gratuitamente, uniformes e terão à disposição material esportivo de qualidade.
 
OLYMPICO CLUB
No Olympico Club, em Belo Horizonte, reconhecido formador de atletas, será promovida neste mês uma peneirada para jovens que queiram integrar as equipes de basquete, futsal, voleibol e natação. Os interessados devem se inscrever para a primeira etapa do processo seletivo pelo site do Olympico até dia 15. Os atletas que passarem para a segunda etapa receberão uma confirmação para a fase de testes práticos por e-mail.

Aqueles que forem aprovados para integrar as equipes do Olympico Club farão parte dos projetos Atleta Olympico I e II, que conta com apoio da ArcelorMittal, empresa que destinou às duas iniciativas um total de R$ 381.771,76. As iniciativas disponibilizam 330 vagas que atendem novos atletas e atletas que já treinam no clube. (Com Agência Minas)