Único time invicto no Campeonato Mineiro e líder isolado da competição, o Cruzeiro se distanciou ainda mais dos rivais na tabela do Estadual, após a vitória por 1 a 0 sobre o América, no último domingo. Com a quarta vitória no ano em cinco jogos, a Raposa chegou aos 13 pontos e soma até a quinta rodada rendimento global de 86,7%. Número que credencia o time de Mano Menezes a ocupar a terceira colocação no ranking geral de aproveitamento entre os clubes participantes da Série A do Brasileiro deste ano.

À frente do Cruzeiro estão apenas o Palmeiras, único 100% dentre as equipes da Primeira Divisão, e o Vitória, que tem cinco triunfos e um empate em 2018 (88,9%), ou seja, um jogo amais que os mineiros. 

Os dois grandes rivais locais da Raposa, Atlético e América, aparecem apenas na 15ª e 7ª colocação. O time alvinegro em cinco jogos no Campeonato Mineiro soma duas vitórias, dois empates e uma derrota, acumulando 53,33% de aproveitamento. Já o Coelho tem três vitórias, um empate e uma derrota, e 66,7% de rendimento.

Em relação ao poderio ofensivo o Cruzeiro também está bem. Em cinco jogos o time azul marcou nove gols, o quarto melhor ataque atrás de Vitória e Ceará (15 gols cada), Vasco (12 gols) e Palmeiras (10 gols).

Em termos de média de gol o cenário é igual, sendo o Cruzeiro também o quarto colocado dentre os 20 clubes da Série A.