O Cruzeiro inicia amanhã, às 21h45, no Maracanã, contra o Flamengo, uma decisão de Copa do Brasil em que a conquista da taça pode ser alcançada com uma série de escritas que envolvem o confronto sendo quebradas pelo time e por seu comandante, o técnico Mano Menezes.

E apesar de a totalidade dessas marcas só poderem ser alcançadas em 27 de setembro, quando será jogada a partida de volta, no Mineirão, a maioria delas está diretamente relacionada ao Maracanã, local do confronto desta quinta-feira.

Reformado para a disputa das Copas das Confederações e do Mundo, o estádio foi reinaugurado em 2 de junho de 2013, com um empate por 2 a 2 entre Brasil e Inglaterra.

Na próxima quinta-feira, o Cruzeiro disputa a sua décima partida no novo Maracanã. E busca a primeira vitória. Nos nove jogos anteriores, todos válidos por competições nacionais, pode-se dizer que os três pontos estiveram próximos apenas uma vez, na única em que a Raposa conseguiu comandar o placar na remodelada arena.

Coincidentemente, num 7 de setembro, mas em 2014, o Cruzeiro vencia o Fluminense por 3 a 2, pelo Campeonato Brasileiro, até os 43 minutos do segundo tempo, quando o garoto Kenedy empatou o confronto, que foi válido pela 19ª rodada, a última do turno.
 
EMPATE
Diante do Flamengo, o máximo que o Cruzeiro conseguiu foi um empate por 1 a 1, mas numa partida praticamente amistosa, pela última rodada da Série A de 2013, quando já era campeão e o rubro-negro carioca não brigava por mais nada na competição.

O último jogo entre os dois clubes no estádio, há dois anos, foi também o último do Cruzeiro no Maracanã. E curiosamente dá início a uma pequena escrita envolvendo o clube carioca e o técnico Mano Menezes, que saiu de forma conturbada da Gávea em 2013.

Em 10 de setembro de 2015, no início do primeiro trabalho de Mano Menezes no Cruzeiro, ele foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 0, pelo Brasileirão.

Depois, comandou a Raposa mais duas vezes contra o rubro-negro carioca. E o máximo que alcançou foi um empate por 1 a 1 em 16 de julho deste ano, no Mineirão, pela 14ª rodada da Série A.

Com poucas partidas disputadas no Maracanã nas duas últimas temporadas, incluindo a atual, por causa da Olimpíada Rio 2016, o Flamengo não perde no estádio desde 6 de dezembro de 2015, quando foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras, na última rodada do Brasileirão. Depois disso, foram 15 partidas na arena, com sete vitórias e oito empates.