Clássico vale muito

Escritas relacionadas a Mano Menezes embalam o Cruzeiro x Atlético de domingo

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
14/09/2018 às 07:41.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:27
 (CRISTIANO COUTO/ARQUIVO HOJE EM DIA)

(CRISTIANO COUTO/ARQUIVO HOJE EM DIA)

Todo clássico tem muito mais que os três pontos em disputa. O que Cruzeiro e Atlético fazem neste domingo, às 16h, no Mineirão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, é um exemplo claro disso. Por mais que os focos sejam diferentes, já que os cruzeirenses estão muito mais ligados nas Copas do Brasil e Libertadores, e os atleticanos na Série A, única competição que restou ao clube na temporada, a rivalidade faz com que o encontro seja mais uma vez especial.

Neste confronto de domingo, o foco estará em duas escritas que o técnico Mano Menezes, do Cruzeiro, tentará quebrar diante do Atlético.

A história recente do clássico pelo Campeonato Brasileiro teve quatro partidas em que um dos lados entrou em campo com time reserva por causa da proximidade de jogos importantes pela Copa Libertadores, principal competição de clubes da América.

E nas quatro oportunidades os reservas saíram de campo derrotados, a última delas no turno deste ano, quando o Atlético fez 1 a 0 no Cruzeiro, no Independência, apenas três dias antes de a equipe de Mano Menezes decidir com o Racing, da Argentina, a primeira posição do Grupo 5 da Copa Libertadores.
 
MARATONA
No domingo não será diferente. Como inicia na próxima quarta-feira, contra o Boca Juniors, da Argentina, em La Bombonera, em Buenos Aires, a batalha por uma vaga nas semifinais da competição internacional, o Cruzeiro terá uma equipe alternativa em campo.

Além do confronto com os xeneizes, o time vem de um grande desgaste na última quarta-feira, quando venceu o Palmeiras por 1 a 0, no Allianz Parque, em São Paulo, no jogo de ida pelas semifinais da Copa do Brasil.

Vivendo essa maratona decisiva nas duas copas que disputa a fase final, Mano Menezes já avisou após o jogo contra o Palmeiras que não tem como mandar a campo no domingo seu time titular.
 
TABUS
Se conseguir superar o Atlético, além de acabar com a “maldição dos times reservas”, Mano Menezes estará superando também uma escrita pessoal, pois nunca venceu um clássico mineiro válido pelo Campeonato Brasileiro.

Nas cinco vezes em que já dirigiu o Cruzeiro contra o maior rival, em confrontos válidos pela Série A, alcançou dois empates e vem de três derrotas consecutivas.

Apesar de priorizar as duas copas, o Cruzeiro precisa focar também no Brasileirão, pois se não vencer pelo menos uma das duas, terá de buscar uma vaga na Libertadores do ano que vem pela Série A.

E se empatar com o Atlético, a Raposa, que ocupa a sétima posição, a primeira fora do grupo que garante vaga na Libertadores 2019, corre o risco de perder duas posições. Em caso de derrota, pode cair quatro.

Já o Atlético entra na 25ª rodada sonhando com o G-4, mas saberá se isso será possível na noite de amanhã, pois depende de uma derrota do Flamengo para o Vasco no clássico carioca que será disputado às 19h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
 
TIMES
A definição da equipe do Cruzeiro que joga no domingo só começa hoje, quando o time volta aos treinos na Toca II. O Atlético já vem pensando no clássico desde quarta-feira, mas Thiago Larghi também fez mistério.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por