Calendário cheio para corredores

Excesso de competições no ano preocupa presidente de associação, que promete encontros para debater o tema

Nairlan C. Barbosa
Montes Claros
15/01/2018 às 22:08.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:47
 (Camisa 12)

(Camisa 12)

O calendário de corridas para 2018 talvez seja o mais apertado dos últimos 10 anos. A febre do esporte tomou conta da cidade e conquistou mais adeptos do que qualquer outra modalidade esportiva nos últimos dois anos. É o que garante o presidente da Associação dos Corredores do Norte de Minas, Cleudiomar de Queiroz.

No entanto, para Cleudiomar, a alegria da prática esportiva vem acompanhada da preocupação em saber exatamente quais os reais objetivos de cada corrida, a diferença entre corrida e evento, e como os atletas têm reagido a um calendário apertado com competições praticamente em todos os fins de semana.

“Nossa maior preocupação é exatamente com a integridade física dos atletas que participam das corridas durante todo o ano. O desgaste produzido pela participação nos eventos, além do investimento financeiro de cada um, pode onerar e prejudicar o objetivo do que deveria ser a promoção da saúde e o bem-estar dos competidores”, avisa Cleudiomar.
 
PROVAS 
Depois de uma temporada apertada no ano que passou, o site Gammados por Corridas traz as prováveis datas para as corridas em 2018. Além da Corrida de Santos Reis, que abriu a temporada no dia 7 de janeiro, haverá mais 12 competições consideras importantes pelos corredores: a 2ª Corrida dos Bombeiros, o Trial Run do Espinhaço, o Desafio das Pedras, a 6ª Corrida Elas de Rosa, a Corrida Reis dos Montes, a Corrida da Polícia Federal, em Belo Horizonte. a Corrida do Trabalhador, a Corrida do Batalhão, a Meia Maratona do Maracanã, a Corrida do Outubro Rosa, o Circuito de Corridas do Sesc e a volta Internacional da Pampulha, no dia 2 de dezembro. 

Some-se a isso, as corridas do Bairro Planalto, de São Sebastião, que ocorreria em janeiro e foi adiada para outubro, a do Papai Noel, do bairro Santo Antônio, do SESI-Fiemg e outras que não estão oficialmente computadas, mas que contam com a participação de atletas de Montes Claros.


Saúde deve ser o foco 
A ACNM pretende promover até o final do mês de fevereiro um seminário que vai tratar dos cuidados necessários que devem ser mantidos pelos atletas, além de uma reunião com os principais organizadores para ajustar o calendário de corridas.

“Nossa preocupação é que não haja surpresas desagradáveis entre os praticantes das corridas e que ao mesmo tempo o calendário possa possibilitar a participação de todos sem ônus”, completou Cleudiomar Gonçalves. 

Quem pretende participar de todos estes eventos, precisará de cuidados extremos para não acumular problemas relacionados ao esforço físico. 

Segundo o cardiologista Nabyl Gorayeb, o que deveria ser motivo de alegria para diversos atletas, pode se transformar numa tremenda dor de cabeça se não houver moderação. “Recentes pesquisas científicas apontam que pessoas altamente ativas podem enfrentar riscos à saúde ao fazerem exercícios de intensidade muito elevada. O que é ótimo remédio, pode acabar em overdose”, afirma o especialista.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por