A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) abriu 500 vagas para cursos superiores a distância. Há oportunidades para licenciatura em pedagogia e os de tecnologia em gestão ambiental, gestão de saúde pública, análise e desenvolvimento de sistemas e de sistemas para internet.

As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto para os municípios onde existem polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). São eles: Bocaiuva, Pompéu, Pedra Azul, Rio Pardo de Minas, Joaíma, Montes Claros, Brasília de Minas, Janaúba, Urucuia e Várzea da Palma, no Norte de Minas Gerais.

As provas serão aplicadas em 7 de janeiro de 2018 nos polos escolhidos pelos candidatos no ato da inscrição. Segundo a Unimontes, o processo seletivo contempla o sistema de reservas de vagas e tem caráter eliminatório e classificatório.
 
Oportunidade
Os cursos a distância são uma oportunidade de formação e qualificação de mão de obra. Em meio à inovação de processos e produtos, tanto a Unimontes quanto a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), utilizando recursos próprios ou parcerias, têm ofertado cada vez mais cursos e atividades virtuais, facilitando o acesso ao nível superior.

Recém-formada em pedagogia no polo da UAB-Unimontes, Núbia Abreu Santos diz que participar da colação de grau e comemorar com amigos e familiares foi uma missão cumprida que fará muita diferença na sua vida profissional. “São 23 anos trabalhando em escolas, apenas com o magistério. A graduação é um sonho conquistado. Hoje me sinto realizada, querendo prosseguir cada vez mais”, diz.  
 
Qualificação
Com o objetivo de criar oportunidades para melhorar a capacitação profissional, a Unimontes também oferece, sem custo para o aluno, a pós-graduação de didática e metodologia do ensino superior, na modalidade presencial. A cada ano são ofertadas 40 vagas.

Além desse, no mês passado foram abertas 1,2 mil vagas em oito cursos on-line gratuitos de pós-graduação. O edital contemplou 14 cidades.
 
Gestão
Também a distância, recentemente a Uemg ofereceu 120 vagas nas pós-graduações em gestão pública e gestão pública municipal, com duração de 18 meses. As aulas serão iniciadas neste semestre.

A instituição também está finalizado na modalidade virtual, neste ano, as turmas de graduação em administração pública e pedagogia.  

Mais vagas deverão ser abertas em 2018 após aprovação de novo convênio com o Ministério da Educação, previsto para ocorrer até o fim deste ano.