Unimontes confirma curso superior em Taiobeiras

Jornal O Norte
13/02/2007 às 10:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:57

Girleno Alencar


Colaboração para O Norte  

A Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros instalará ainda este ano cursos superiores regulares na cidade de Taiobeiras, conforme compromisso feito na manhã desta segunda-feira, dia 12 de fevereiro de 2007 pelo reitor Paulo César Almeida, durante reunião com o prefeito Denerval Germano da Cruz, a deputada estadual Ana Maria Resende (PSDB) e lideranças municipais. No máximo no dia 11 de maio a Unimontes definirá quais cursos serão instalados, apesar de pesquisa realizada em Taiobeiras indicar a preferência por Educação Física, Biologia e Sistema de Computação. Atualmente a cidade de Taiobeiras conta com cursos modulares oferecidos pela Unimontes. Desde 1997 que o município tem se mobilizado para sediar um núcleo da Unimontes, com ensino gratuito. O prefeito Denerval Germano da Cruz acrescenta que atualmente mais de 1.600 pessoas estão fazendo cursos superiores em Taiobeiras, seja a distância, modulares ou seqüencial, o que demonstra existir uma demanda reprimida muito grande.

A pesquisa realizada pelo Departamento Municipal de Educação apontou que entre as 521 pessoas entrevistadas, 191 pediram Educação Física, 173 de Sistema de Computação, 157 de Biologia, 55 de Enfermagem, 36 de Administração, 26 de Letras, 21 de Direito, 21 de Pedagogia, 18 de Psicologia, 13 de Serviço Social e 12 de História, enquanto 224 não sugeriram nada e 99 pessoas pediram outros cursos. O reitor Paulo César Almeida explicou que no Plano de Desenvolvimento Institucional, a Unimontes já propôs a criação do campus em Taiobeiras e que levará a proposta de criação dos cursos de Educação Física, Biologia e Sistema de Computação. Ele antecipa a dificuldade para Educação Física, pois são necessários grandes investimentos, como laboratórios de anatomia e fisiologia e por isto, ofereceu de imediato o curso superior modular nesta área. No Sistema de Computação, o reitor entende que existe interesse dos professores desta área em ampliar o curso e seria mais fácil articular. No caso de Biologia, Taiobeiras já teria prioridade, por contar com laboratório no curso modular que a Unimontes já oferece.

O prefeito Denerval Germano da Cruz, de Taiobeiras, ressaltou que o prédio da escola municipal João da Cruz seria doado para receber o campus da Unimontes em Taiobeiras e que uma área de 4.000 metros quadrados já está disponível para atender uma demanda da universidade. Ele observa que a vinda da Unimontes é um sonho da comunidade de toda micro-região do Alto Rio Pardo, pois Taiobeiras virou entroncamento rodoviário da área, permitindo o acesso dos moradores de São João do Paraíso, Ninheira, Indaiabira, Rio Pardo de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo, Berizal e várias outras localidades. “O governador Aécio Neves está asfaltando todas estradas que interligam Taiobeiras com as outras cidades do Alto Rio Pardo. Isso ajudará na instalação do campus da Unimontes” – explicou o prefeito.

A comitiva de Taiobeiras que esteve presente ao encontro foi liderada pelo prefeito Denerval Germano da Cruz e formada pelo secretário municipal de Planejamento, Jaime Wilson Lopes; pelo secretária municipal de Educação, Nilma Dias; pelos assessores municipais Hélcio Alves de Sá e Carlos Ferreira e pelas educadoras Elzelene Soares de Sá, Conceição Aparecida Andrade e Vera Lúcia Cardoso.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por