A Secretaria de Estado de Educação (SEE) entregou, nesta segunda-feira (4) novos equipamentos e recursos tecnológicos para centros de referência em Educação Especial nas áreas de deficiência visual, surdez e deficiência intelectual. Esses novos equipamentos serão utilizados na realização das atividades de capacitação e para a produção de livros e materiais acessíveis pelas equipes de trabalho das unidades, investimento importante do Governo de Minas Gerais no desenvolvimento da educação inclusiva do estado. No Norte de Minas receberam os kits o Centro Estadual de Educação Continuada - CESEC e a Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, de Montes Claros, além da Escola Estadual Olegário Maciel, de Januária. 

Minas Gerais possui doze centros de referência em Educação Especial mantidos pela SEE nas áreas da deficiência visual, surdez e deficiência intelectual. Os centros de referência são responsáveis por realizar capacitações dos profissionais da educação da rede estadual de ensino e da rede municipal de ensino conforme parcerias; orientações às escolas e às Superintendências Regionais de Ensino; e produção de livros didáticos (Braille, ampliado e mecdaisy) e materiais acessíveis.

Foram entregues projetores, impressoras, computadores e notebooks. Os computadores e notebooks irão com softwares e conteúdos tais como Mecdaisy, Dosvox, Braile fácil, Monet, NVDA, recursos de acessibilidade, conteúdos educacionais, segurança da informação, livros audiovisuais e diversos softwares educacionais. (Agência Minas)