Ser bom aluno e ter boas notas: garantia de vaga nas empresas

Jornal O Norte
04/10/2005 às 10:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Milhões de alunos ao terminarem os estudos do ensino médio não estão aptos para o mercado de trabalho, que muitas vezes é exigente. Mas uma nova maneira de entrar para o mercado de trabalho tem feito com que mais e mais alunos se dediquem aos estudos e provas que somam notas.

Além de servir para o ingresso em mais de 400 instituições de ensino superior, o Enem - Exame nacional do ensino médio vai poder ser usado na seleção de emprego.

Até o fim do mês, será apresentado ao governo o projeto do banco de talentos. A idéia é criar um ambiente virtual, no qual as empresas possam acessar o desempenho dos candidatos e entrar em contato com eles.

De acordo com Olívia Buarque Ferreira, consultora de recursos humanos, esta seria a concretização do terceiro objetivo da prova. A intenção é que ela funcione como auto-avaliação, sirva para as faculdades usarem em seu processo seletivo e facilite a entrada no mercado.

DESEMPENHO

Através do banco de talentos vai ser possível permitir que empresas cadastradas no MEC pesquisem o desempenho dos candidatos. Elas vão poder buscar perfis de acordo com as cinco competências e 21 habilidades avaliadas na prova. Além disso, os candidatos poderão acrescentar suas experiências profissionais, diz a professora América Fonseca, que aposta nesta nova etapa para geração de empregos para alunos recém-formados.

A avaliação será feita com todas as habilidades avaliadas na prova e fazer uma relação com o mercado de trabalho. Assim, se a empresa precisa de um aluno que já concluiu o ensino médio e seja bom em matemática, vai solicitar direto ao sistema que este aluno seja apresentado.

Um problema apontado pela professora é a falta de condições que muitos alunos possuem em ter acesso a Internet.

- O maior problema que encontramos é o acesso. Nem todos os candidatos têm internet disponível. Vai ter de haver um esforço para a inclusão digital.

EMPRESAS

Já existem algumas empresas, em grandes capitais que fazem a utilização do desempenho no Enem como critério para seleção de profissionais.

De acordo com Luciano Maia Souto Ruas, que trabalha na área de recursos humanos, esta seria a melhor forma de seleção.

Quem já participou das provas do Enem e obteve boas notas, já comemora uma vaga no mercado de trabalho. Paulo Soares Araújo Júnior, 22, foi beneficiado com os rendimentos escolares e boas notas na prova do Enem.

Segundo ele, quando se formou no ensino médio, uma empresa aqui da cidade estava contratando recém formados, mas que tivessem boas notas.

- Fui um dos vinte selecionados, mas destes apenas cinco foram contratados. Eu me sinto privilegiado por ter me dedicado aos estudos. Hoje faço faculdade de direto em uma universidade gratuita, e acredito que meu esforço valeu a pena.

Marcelo Pereira Tardini, que foi colega de Paulo no ensino médio, trabalhou em São Paulo durante cinco anos em uma multinacional.

- Existe dentro de algumas companhias o uso da nota do Enem, e vejo que esta nova oportunidade começa a ganhar espaço também nas empresas do interior.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por