A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, anunciou, para o primeiro semestre de 2018, a realização de Conferência Estadual de Educação, que terá como foco a construção de um sistema de educação pública compartilhado entre as redes estadual e municipais. Entre os meses de outubro e dezembro deste ano serão realizadas Conferências Regionais, em todos os 17 Territórios de Desenvolvimentos de Minas Gerais. O pronunciamento da secretária aconteceu durante a abertura do Encontro das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que reuniu os superintendentes, assessores pedagógicos e diretores de pessoal das 47 SREs do estado, até ontem, em Belo Horizonte.

Macaé Evaristo destacou as responsabilidades das redes de ensino sobre a trajetória educativa de crianças e adolescentes de um mesmo território e defendeu que o sistema ultrapasse os limites da formalidade. “Queremos uma conferência onde possamos debater um sistema articulado, integrado que compreenda as escolas públicas em seu conjunto e que se encontra muitas vezes restrito a alinhamentos formais, como a inspeção escolar”, declara.

A secretária conclamou aos educadores e trabalhadores das SREs e entidades que compõem o Fórum Permanente da Educação, para que se empenhem em garantir conferências com ampla participação popular e das comunidades escolares Para Macaé, as Conferências Regionais promoverão o propósito de Minas Gerais em reforçar sua convicção na necessidade de retomada das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) retirado das prioridades orçamentárias do governo federal.
 
ENSINO MÉDIO
O secretário adjunto de Educação de Minas, Wieland Silberschneider, conversou com os presentes sobre a implementação da Educação Integral e Integrada no Ensino Médio e revelou que o Ministério da Educação (MEC) reconheceu que Minas Gerais foi o único estado a implementar, na sua integralidade, o projeto nas 44 escolas da rede estadual, contando com o trabalho de equipe própria da SEE. “Os demais estados contrataram consultorias”, disse o adjunto.

Também foram apresentados aos presentes alguns resultados dos sistemas de avaliação e monitoramento da aprendizagem. (Agência Minas)