Projeto para mudar regiões carentes

Universitários estão “plantando” sementes de mudança com o apoio da Fundação Educacional Caio Martins

--
Hoje em Dia - Belo Horizonte
21/07/2017 às 10:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:40
 (DIVULGAÇÃO/ FUCAM)

(DIVULGAÇÃO/ FUCAM)

Conviver com comunidades de realidades muito diferentes e ajudá-las no fortalecimento organizacional e na transformação social. Esse é o desafio vivido por universitários participantes do tradicional Projeto Rondon, que completa 50 anos neste mês e, em Minas Gerais, inspirou uma importante ação social, agora com a participação da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), instituição do Governo do Estado.

O Projeto Rondon Minas nasceu em 2005 e, neste ano, tem 300 voluntários em 14 municípios mineiros selecionados, sendo 90 deles em localidades onde existem unidades da Fucam. A fundação tem 69 anos de história na prestação de serviços à sociedade por meio de atividades complementares, atualmente incluindo cursos profissionalizantes e semiprofissionalizantes destinados às populações mais carentes, principalmente na zona rural.

Segundo o vice-presidente da Fucam, Gildázio dos Santos, a ideia de procurar o Projeto Rondon Minas surgiu após a conclusão do diagnóstico realizado na fundação em 2015 e 2016, que trouxe a necessidade de ressignifica-ção da entidade e do seu papel nas comunidades onde está presente e no seu entorno. Após uma série de discussões, houve sinal verde do Projeto Rondon Minas, que chamou os universitários a se inscrever. Na região Norte, o projeto estará em Buritizeiro, Juvenília, São Francisco e Januária. 
 
EXPERIÊNCIA
Uma das voluntárias é Flaviane Timóteo, estudante do nono período de Engenharia Civil da Faculdade Kennedy. Ela diz que espera contribuir para melhorar a vida em Buritizeiro, onde atua. “Existem situações que nos tocam profundamente, como a falta de empregos, famílias de quatro pessoas em situação precária, vivendo apenas com R$ 85 do programa Bolsa Família”, lamenta Flaviane.

A universitária é voluntária na turma coordenada por Amanda Maciel, arquiteta e mestranda de Geografia, que lidera o trabalho de estudantes de Direito, Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Biomedicina, Gestão Pública, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo em Buritizeiro, município do Território Norte do estado, com 28 mil habitantes.
 
PRÓXIMOS PASSOS
A recepção aos voluntários do Projeto Rondon Minas ocorreu no dia 10 de julho e todos já estão integrados nas unidades da Fucam e junto à população do município. Nessa primeira fase, os rondonistas estão aplicando questionários que darão origem a um diagnostico detalhado a ser apresentado em outubro.

Os universitários permanecem nos municípios até este sábado (23/7), concluindo um período em que mantêm trabalho intenso, integração com os moradores, vivendo experiências únicas marcadas por solidariedade e pela troca de informações.

Em dezembro, eles voltarão às comunidades para mais uma temporada, oportunidade em que vão priorizar ações a partir das áreas apontadas no diagnóstico.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por