Projeto leva sabedoria ambiental para a sala de aula

Jornal O Norte
06/10/2005 às 10:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

O programa de educação ambiental desenvolvido na Reserva ecológica V & M do Brasil foi reiniciado em fevereiro de 2005, após o período de férias, com muitas novidades. Dentre elas, a instalação da Oica - Oficina itinerante circuito ambiental, que compõe o programa Fazer acontecer realizado desde 2004.

A missão da Oica é fornecer aos visitantes experimentos e vivências interdisciplinares de educação socioambiental, através de recursos interativos e monitores habilitados, visando despertar para a formação da capacidade crítica e do aprimoramento de hábitos e escolhas diários em prol da sustentabilidade comunitária e, conseqüentemente, do planeta.

Na manhã desta última terça-feira cerca de 600 alunos da rede municipal de ensino puderam assistir dentro da programação itinerante ao espetáculo As cores do futuro e visitar estações montadas dentro do ginásio poliesportivo Tancredo Neves.

A organização do projeto montou no interior do poliesportivo sete estações temáticas abordando assuntos variados como água, energia, proteção ao meio ambiente, destinação de resíduos sólidos, construções e ambiente urbano, onde os participantes refletem acerca da natureza de forma lúdica e interativa. Em cada uma das estações o aluno pode participar de dinâmicas relacionadas ao tema.




Alunos da rede municipal visitam a Oica e aprenderam a construir


o ambiente ideal (Foto: Adriano Madureira)

ESTAÇÕES

Na estação Ambientação os alunos tiveram acesso à apresentação. Na estação 2 puderam fazer escolhas sobre como gostariam que fosse sua comunidade. Cada um dos alunos se dirigia até o painel depositando um papel com o nome de algo que em seu bairro não tivesse, mas que gostaria de ter. Já na estação 3, as bacias hidrográficas e o passeio das águas chamaram a atenção de muitos alunos que interessados pelo meio ambiente fizeram perguntas e descobriram como cuidar dos rios.

A estação 4 tratou do tema Nossa casa e a energia que consumimos, mostrando como se faz para que a energia chegue até os aparelhos eletrodomésticos. Através da reutilização da água os alunos aprenderam um pouco mais sobre Nossa casa pode ser mais sustentável?

Para ser mais cidadão a estação 6 mostrou a Cooperação para um mundo melhor. Para finalizar o passeio os alunos se envolveram em discussões sobre o tema O meu corpo e a voz do meu coração.

OBJETIVO

A intenção é fazer com que estas atividades venham a oferecer aos estudantes do ensino fundamental noções claras a respeito da necessidade de se preservar o meio ambiente, a partir de pequenos atos cotidianos.

Para Maria Clara Soares Veloso, estudante do Caic Américo Solto, através desta visita foi possível descobrir que se pode mudar o mundo.

- Precisamos fazer algo para mudar o mundo. Sei que somos poucos e pequenos, mas se cada um fizer sua parte não vai ser difícil.

Marcio Batista Malveira, estudante da 7ª série diz que o melhor da visita ao projeto foi poder aprender um pouco mais através das estações.

- Cada estação me ensinou um pouco. Mas a que me despertou maior interesse foram a 2ª e 5ª estações. Na segunda estação eu pude perceber que no meu bairro faltam muitas coisas, como, por exemplo, uma farmácia e uma escola. Pude montar o meu bairro como eu queria que fosse. E na quinta estação aprendi um pouco mais sobre os resíduos sólidos, e que podemos usar a mesma água que lavamos a roupa par lavar o quintal.

O projeto pretende atender um total de 3 mil alunos, de aproximadamente 18 escolas municipais.

SABEDORIA AMBIENTAL

Marcus Vinícius Santos, coordenador do programa Fazer acontecer destacou que o objetivo maior do evento é contribuir para que a educação socioambiental chegue às salas de aula.

- Nós queremos que a Oica seja uma casa da sabedoria ambiental que traz um conjunto de idéias, sugestões e vivências.

Cada professor e cada aluno receberam durante o passeio cadernos Oica educador e do Agente Oica, justamente para serem usados durante as aulas.

Desde sua criação, em agosto de 2004, o projeto Oica já chegou a 27 cidades de três estados brasileiros, beneficiando 90 mil alunos do ensino fundamental.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por