Candidatos interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem pagar a inscrição têm até o próximo dia 11 para solicitar a isenção da taxa. Nesse período, os estudantes que obtiveram o benefício no ano passado e que faltaram aos dois dias de provas também terão que justificar as ausências. Caso contrário, não poderão pedir a gratuidade novamente.

Assim como em 2017, neste ano a taxa do Enem será de R$ 82. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é a de que 4 milhões de pessoas peçam a isenção.

O exame completa 20 anos em 2018. Pela primeira vez na história da aplicação do Enem, o pedido do benefício será feito antes do período de inscrição.

Pode pedir a gratuidade quem está cursando o último ano ou estudou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista em colégio particular e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também é candidato quem declarar situação de vulnerabilidade so-cioeconômica e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2017 que tenham atingido a nota mínima nas provas poderão solicitar o benefício.

A aprovação da isenção, porém, não garante a vaga do candidato nas provas. Ele terá que realizar a inscrição no prazo previsto, que vai de 7 a 18 de maio. O Inep reforça que os estudantes que pedirem a gratuidade terão que ter documentos comprovando a condição declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Enem.

Os alunos que vão ter que justificar a falta no ano passado também precisam comprovar o que motivou a ausência. Durante o cadastro do pedido de isenção, será necessário enviar documentação para a justificativa, como acidente de trânsito, assalto, casamento, morte na família, maternidade, paternidade. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios emitidos pelo próprio participante, pais ou responsáveis.

 

82 reais Valor da taxa de inscrição no Enem; a expectativa é a de que 4 milhões de pessoas solicitem a gratuidade. O resultado do pedido será divulgado em 23 de abril