Mulheres de Minas definem bandeiras

Participantes de Conferência Estadual elegem propostas para encontro nacional que será realizado em Brasília

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
13/07/2017 às 23:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:33
 (MARCUS FERREIRA / IMPRENSA MG)

(MARCUS FERREIRA / IMPRENSA MG)

A 1° Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de Minas Gerais chegou ao fim na última quarta-feira. Durante três dias, mulheres discutiram e construíram propostas para aperfeiçoar as políticas públicas de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

As proposições foram votadas pelas delegadas e delegados e serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que será realizada em Brasília, em agosto.

Estiveram presentes no Minascentro, em Belo Horizonte, mais de 950 pessoas, que vieram de 197 municípios que aderiram à conferência, sendo que 70% são mulheres. 
 
PROPOSTAS
Foram 4 eixos temáticos discutidos e consolidados em propostas por 4 grupos de trabalho. No Eixo I, as propostas mais votadas enfatizavam a luta contra a reforma da previdenciária, a revisão dos recursos destinados à saúde pública, a criação de leis que limitam ou proíbam o uso de agrotóxicos.

No Eixo II, a delegação de Minas vai encaminhar duas propostas. Uma que busca fortalecer as leis trabalhistas, a aposentadoria e o salário igualitário e outra que visa ampliar a política de fortalecimento e prevenção da violência contra as mulheres.

O Eixo III, a proposta mais votada defende o reajuste da tabela SUS para assegurar e implementar o novo modelo de atenção obstétrica, que busca garantir uma atenção mais humanizada às mulheres. Também foi amplamente votada a proposta que defende a implantação de casas de apoio e acolhimento para mulheres em situação de violência física, moral, psicológica.

Já no Eixo IV, a proposta que reafirma e defende o SUS como um direito. Também foi escolhida como proposta neste eixo a melhoria de incentivos para unidades de saúde com porte pequeno.
 
PARA MINAS
Os grupos de discussão também elaboraram um consolidado com as propostas priorizadas para o estado de Minas. Os participantes elegeram as principais propostas que devem ser consideradas como diretrizes das políticas públicas estaduais voltada para mulheres, lésbicas, transexuais, bissexuais, travestis e outras populações minoritária.

A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por