Mineiros de olho no diploma

Estado é o segundo no país em inscritos em teste que equivale a certificado do ensino médio

DA REDAÇÃO
Hoje em Dia - Belo Horizonte
09/11/2017 às 20:10.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:37
 (MAURICIO VIEIRA/JORNAL HOJE EM DIA)

(MAURICIO VIEIRA/JORNAL HOJE EM DIA)

Candidatos que vão prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem consultar os locais de prova. A informação foi liberada nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em Minas, 152.733 pessoas participam da avaliação. O Estado é o segundo no país com o maior número de inscritos. Cerca de 80% buscam o diploma do ensino médio. A prova também garante a certificação do nível fundamental.

A partir deste ano, a certificação de conclusão do ensino médio só poderá ser feita por meio do Encceja. Até o 2016, estudantes com mais de 18 anos podiam usar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter o diploma.

A prova será aplicada no próximo dia 19. Segundo o Inep, o teste acontece em 564 municípios brasileiros. A aplicação será em dois turnos. 

Alunos do ensino fundamental respondem questões sobre ciências naturais, história, geografia, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, matemática, educação física e redação. Já quem busca a certificação do ensino médio terá os conhecimentos testados em ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, redação e matemática.
 
ESCOLHA 
Para fazer a prova, os candidatos precisam ter idade mínima de 15 anos, para o diploma do ensino fundamental, e 18, para o médio. Na inscrição, foi possível indicar quais disciplinas o candidato desejava já que, algumas pessoas, apresentaram certificado de proficiência em áreas específicas obtido no Enem ou no próprio Encceja em anos anteriores.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por