Mais de 3,81 milhões de pessoas pediram isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. No Enem 2017, foram 4,7 milhões os participantes a conseguir o benefício. 

Os resultados das solicitações de isenção e das justificativas de ausência serão disponibilizados no próximo dia 23, na página do participante. Entre 23 e 29 de abril, os candidatos poderão apresentar recursos.

Do total de solicitações apresentadas em 2018, cerca de 208 mil referem-se a candidatos que conseguiram isenção no ano passado, mas faltaram aos dois dias de teste e por isso precisariam apresentar documentos que comprovassem o motivo da ausência para ter direito ao benefício mais uma vez. 

Entretanto, apenas 8.486 entregaram a documentação exigida e 200.102 declararam não ter documentos que justificassem a falta.

Do total de solicitações de isenção neste ano, 971.924 foram de estudantes concluintes do ensino médio em 2018 em escolas da rede pública. Também puderam pedir a isenção alunos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tinham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além de membros de família de baixa renda e quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.
 
RECURSO
O resultado do recurso será divulgado em 6 de maio. Se for negado, o interessado em fazer o Enem poderá se inscrever e pagar a taxa de R$ 82. Todos os interessados em fazer o exame, isentos ou não, também deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio.