Para garantir oportunidade aos que ainda não puderam se inscrever, o Ministério da Educação prorrogou para até esta terça-feira o prazo de candidatura ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Oferta Voluntária.

São oferecidas pela iniciativa mais de 500 mil vagas gratuitas de capacitação, tanto para aulas presenciais, quanto na modalidade a distância, em cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos. Os interessados devem realizar as inscrições por meio da internet, na página do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica.

Podem concorrer às vagas do Pronatec todos os cidadãos brasileiros com mais de 15 anos de idade. Do total de vagas ofertadas, 570 são destinadas para cursos de qualificação profissional, sendo 190 presenciais. Há 1.412 vagas para cursos técnicos, todas na modalidade presencial.

INÍCIO
As aulas terão início em 28 de agosto e os cursos terão duração mínima de 160 horas, sendo oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, de forma voluntária.

Os cursos são em diversas áreas, como ressalta o diretor de articulação e expansão das redes de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Geraldo Andrade de Oliveira. “Temos cursos nas áreas mais administrativas, nas mais operacionais, como para inspetor de qualidade, almoxarife de obras, representante comercial, higienista de serviço de saúde”, exemplificou.

Geraldo Andrade acrescenta ainda a importância do Pronatec tanto para quem pretende uma inserção no mercado de trabalho, como para quem busca um novo emprego ou pretende galgar melhores postos. “Mesmo quem já está empregado vai conseguir desenvolver melhor o seu papel se estiver qualificado. Além disso, quem está desempregado ou está querendo entrar no mercado de trabalho também vai conseguir essa oportunidade.”

O ministério ainda deverá oferecer pelo menos mais 500 mil vagas do programa neste ano.