MEC disponibiliza nova lista do Fies

Relação dos pré-selecionados foi divulgada nesta segunda-feira, com um total de 75 mil vagas oferecidas

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
01/08/2017 às 00:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:51
 (Maurício Vieira/arquivo hoje em dia)

(Maurício Vieira/arquivo hoje em dia)

A relação dos pré-selecionados na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2017 já está disponível, podendo ser consultada pelos estudantes na página do Fies Seleção na internet. No total, são oferecidas 75 mil novas vagas àqueles que procuram um financiamento para cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas.

A divulgação dos pré-selecionados ocorreu nesta segunda-feira (31) quando também foi aberta a lista de espera para preenchimento de vagas remanescentes, na qual estão, automaticamente incluídos, os candidatos que não figurarem nesta primeira lista de pré-selecionados. Foram registradas 224.231 inscrições.

Os candidatos que tiverem o nome listado na chamada regular devem concluir a inscrição na página eletrônica do SisFies entre os dias 1º e 7 de agosto. Depois disso é necessário que ele valide as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

Também deve comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações. Já a convocação dos alunos que manifestarem interesse em participar da lista de espera ocorrerá de 1º de agosto a 3 de setembro, e o período de inscrições para as vagas remanescentes começa em 11 de setembro.
 
VAGAS 
Com a oferta desta edição do programa, o Fies atingiu 300 mil vagas abertas desde maio de 2016. A partir de 2018, o Novo Fies será dividido em três modalidades, garantindo, ao todo, 310 mil vagas, das quais 100 mil a juros zero, para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Os recursos serão alocados da União, de fundos constitucionais regionais e de recursos do BNDES, além dos fundos regionais de desenvolvimento.

Uma medida provisória foi enviada ao Congresso Nacional para garantir a alteração no modelo do Fies. O texto preza, principalmente, por evitar a descontinuidade do programa e riscos fiscais e operacionais, bem como garantir as medidas preparatórias para adesão dos bancos, constituir um novo fundo garantidor e criar novos sistemas de tecnologia da informação para a seleção e o financiamento. (Com MEC)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por