‘Mais Médicos’ é renovado em Minas

Ao todo, 126 médicos intercambistas irão recompor os quadros em 80 cidades no Estado; região Norte terá oito

Da Redação
Montes Claros
06/10/2017 às 00:05.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:06
 (Marcus Ferreira/SES)

(Marcus Ferreira/SES)

Chegaram ontem a Minas os novos profissionais que irão recompor o quadro do Programa Mais Médicos no Estado. Ao todo, 126 intercambistas (brasileiros com formação em instituições de ensino do exterior), irão atuar em mais de 80 municípios de todas as regiões, em substituição aos que encerraram o ciclo de três anos no programa federal. O Norte de Minas vai receber oito médicos em seis cidades.

Na manhã de ontem, representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recepcionaram os profissionais que desembarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Foram repassadas informações básicas sobre a estrutura da Atenção Primária no Estado e o curso de especialização que faz parte da grade do Programa.

“Reconhecemos a importância do Programa e sabemos o quanto ele contribui para facilitar o acesso da população tanto às consultas médicas, como também aos cuidados ofertados por toda a equipe de Saúde da Família”, destacou a Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Ana Paula Medrado de Barcellos.

“Estudos acadêmicos e do próprio Ministério da Saúde apontam que o programa, de fato, melhorou o acesso da população ao cuidado médico e a toda atenção ofertada pela equipe de Atenção Básica. Prova disso é que cerca de 80% dos problemas de saúde são resolvidos nesses atendimentos”, reforçou Ana Paula Medrado.

Representando a UFMG, parceira do Programa com o curso de Especialização de Gestão do Cuidado em Saúde da Família, Maria Rizoneide de Araújo frisou a importância da capacitação para alinhar conceitos fundamentais da Atenção Primária, como prevenção e promoção à saúde. “O profissional muitas vezes vem com formação voltada para a linha hospita-locêntrica e o curso começa a fazer com que ele se integre em uma equipe de saúde, na Unidade Básica”. 

Raul Borges se formou em Medicina no início do ano, na Universidade Internacional Três Fronteiras, no Paraguai, e irá atuar em Conceição das Alagoas, no Triângulo. “Vejo o programa como porta de entrada para os profissionais exercerem a medicina no Brasil. No período em que participei do internato no Paraguai, percebi que grande parte das necessidades dos pacientes era voltada para a Atenção Básica. Hoje, chego aqui ciente da importância desse trabalho e com visão mais humanizada da medicina”. 

Médicos no Norte
Os médicos intercambistas destinados ao Norte do Estado vão atender em Montes Claros (três profissionais), além de Berizal, Juramento, Santa Cruz de Salinas, São Romão e Salinas, cada cidade com um profissional. Minas Gerais conta hoje com cerca de 1.320 médicos cooperados do Programa Mais Médicos, atuando em aproximadamente 500 municípios. Ao todo, são 5.062 equipes de Saúde da Família implantadas no Estado, o que representa uma cobertura de 74% do território Fundo eleitoral Educação.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por