Termina amanhã, o prazo para as pessoas que desejam se certificar nos ensinos fundamental e médio se inscreverem no Exame Nacional para Certifica-ção de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O Encceja tem como objetivo certificar as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro, em todo o território nacional. A inscrição gratuita deve ser realizada exclusivamente via Internet, neste link.

A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não certificará mais para a conclusão do Ensino Médio, por isso a função de certi-ficação retornou para o Encceja, como ocorria até 2009. Para a certificação do Ensino Fundamental o candidato precisa ter no mínimo 15 anos completos na data da realização das provas e, para o Ensino Médio, 18 anos.

A aplicação do Encceja em Minas Gerais será realizada em 74 municípios, selecionados a partir de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Texeira (Inep) para disponibiliza-ção dos locais de aplicação de prova e a rede certificadora.

Os interessados em participar do exame poderão, no momento da inscrição, selecionar uma ou mais áreas de conhecimento. Os inscritos no Ensino Fundamental que optarem por Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, realizarão, além da parte objetiva, uma prova de Redação. (Agência Minas)