Estudantes interessados em conquistar uma vaga de medicina na Funorte, em Montes Claros, devem ficar atentos. O prazo para se inscrever no vestibular da instituição de ensino, que recentemente obteve conceito máximo junto ao Ministério da Educação, termina na próxima segunda-feira, dia 23. Para participar do processo seletivo é preciso se cadastrar no site funorte.edu.br. A taxa é de R$ 290. As provas acontecem em 29 de outubro.

Além de receber a nota máxima do MEC, a faculdade é a única do Norte de Minas a contar com um hospital universitário, o Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro.

Atualmente, há duas formas de ingressar na Funorte. A primeira é por meio do vestibular tradicional. A segunda é com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano acontece em 5 e 12 de novembro, para as bolsas do Fies.
 
SELEÇÃO
No processo seletivo de 29 de outubro, no campus JK, serão aplicadas pela manhã as provas de língua portuguesa, literatura brasileira, língua estrangeira, atualidades, geografia, história, física, biologia, química e matemática. À tarde, haverá testes discursivos e redação. O resultado deve sair em 6 de novembro. 
 
EXCELÊNCIA
O curso de medicina da Funorte trabalha com a metodologia PBL (Problem-Based Learning ou Ensino Baseado em Problemas), utilizada pelas melhores faculdades do país, onde o aluno tem contato constante com casos de pacientes reais.

Nesse contexto, são abordadas várias especialidades da medicina no mesmo estudo de caso. Outra vantagem é que os alunos têm proximidade com o Programa de Saúde da Família (PSF) e aprendem a lidar, na prática, com os problemas comuns do Sistema Único de Saúde (SUS).

O corpo docente da Funorte é formado por mestres e doutores das mais variadas áreas de atuação dentro da medicina. Isso tem proporcionado aos alunos bom desempenho em ligas acadêmicas de medicina e programas de residência médica.