Fagoc desponta em Medicina: alunos do curso da instituição alcançaram uma das melhores notas do país

O Norte de Minas
14/09/2017 às 22:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:34
 (Felipe David/Comunicação Fagoc)

(Felipe David/Comunicação Fagoc)

Com apenas três anos de existência, o curso de Medicina da Faculdade Governador Ozanam Coelho (Fagoc), em Ubá, na Zona da Mata mineira, já alcançou nota próxima a de outras grandes instituições de ensino do país. Os estudantes do curso que participaram da primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) obtiveram nota média de 97,5, acima do resultado alcançado por estados com tradição em cursos da área.

O desempenho superou as expectativas da coordenação, já que a primeira turma concluirá o curso somente em 2020. A Anasem foi aplicada pela primeira vez em março de 2016 e é resultado de uma proposta do Conselho Nacional de Educação (CNE) de 2014. O exame foi criado pelo Ministério da Educação como forma de monitorar progressivamente a qualidade do ensino em Medicina no país.

A avaliação consiste em aplicar provas a alunos do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que consideram os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação.

O exame aponta três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. Na Fagoc, 90% dos alunos que fizeram a prova alcançaram o nível “adequado” de proficiência, resultado bem próximo à média registrada por estudantes de Minas Gerais (91,2%), do Sudeste (90,2%) e de todo o Brasil (91,2%).

De acordo com o Ministério da Educação, no segundo semestre de 2016 o exame foi realizado em todas as escolas brasileiras de educação médica, totalizando 233 cursos e 22.086 estudantes matriculados no segundo ano da graduação.

Para o coordenador do curso de Medicina da Fagoc, Filipe Andrade, o resultado coloca a instituição ubaense em melhor colocação do que faculdades de Medicina localizadas em estados com tradição em cursos do gênero, como Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Filipe Andrade ressalta que não houve nenhum tipo de preparação, reforço ou treinamento específico para a Anasem. “A nota que obtivemos foi resultado do trabalho rotineiro e dos estudos normais dos alunos. Isso nos deixa ainda mais tranquilos em relação ao nosso método de ensino, pois os alunos realizaram as provas a partir do conhecimento real e prévio que possuíam”.
 
NA ELITE DO ENADE
Outra boa notícia recebida pela Fagoc neste ano foi o bom desempenho alcançado na edição 2015 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A instituição está a 0,05 ponto da faixa 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), lugar ocupado por apenas 16,6% das Universidades, Centros Universitários e Faculdades do país.

Os resultados obtidos pelos cursos de administração, ciências contábeis e jornalismo no Enade 2015 auxiliaram o IGC Contínuo da Fagoc a passar de 2,6272 para 2,8914, o que colocou a faculdade no topo da faixa 3 do índice. A Faixa 4 do IGC é alcançada pela nota 2,945.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por