Faculdades podem aderir ao Fies até o dia 9 de outubro

Jornal O Norte
26/09/2005 às 10:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Káthira Cangussu


Repórter


kathira@onorte.net

As instituições de ensino superior particulares que desejarem participar do processo seletivo do Fies têm prazo entre 3 e 9 de outubro para aderir ao programa, o que pode ser feito na página eletrônica da Caixa econômica federal. A lista das instituições credenciadas será divulgada pelo Mec – ministério da Educação no dia 10 de outubro.

Os estudantes que pretendem garantir uma vaga terão prazo entre os dias 10 e 28 de outubro para preencher a ficha de inscrição, que também estará disponível na página eletrônica. Para que a inscrição seja confirmada, a ficha deve ser impressa em duas vias e entregue à instituição do aluno até 31 de outubro.

No dia 1º de novembro, o Mec divulgará a relação dos inscritos que poderá ser consultada pelo site da Caixa ou na instituição de ensino. A lista dos selecionados às vagas sairá no dia 21 de novembro.

MUDANÇA

Os alunos beneficiados terão apenas 50% de financiamento das mensalidades, o que anteriormente era de 70%. Os juros do Fies são de 9% ao ano e o pagamento deverá ser feito pelo aluno após a formatura, com prazo igual ao do curso, mais 50%.

Se o aluno demorar quatro anos para se formar, por exemplo, terá seis para quitar a dívida. A cada trimestre durante o curso, porém, ele deve pagar à Caixa econômica federal uma taxa de R$ 50, o equivalente à taxa de juros.

Mas essa mudança não agradou os estudantes. Patrícia Vieira Durães Dias, 19 anos, cursa o segundo período de direito, e diz não estar satisfeita com a mudança na porcentagem financiada pelo Fies.

- Eu acho que cinqüenta por cento ainda é alto para aqueles alunos que não têm condições de pagar a faculdade. Eu, por exemplo, estava confiando que poderia ter um percentual de 50%, mas vou tentar mesmo assim.

Estudante de fisioterapia Limara Fonseca Gomes, 22 anos, não acha correta a mudança da porcentagem do financiamento.

- Quem conseguiu o financiamento primeiro, vai ter uma facilidade maior para pagar, e quem ficou para trás só tem a perder. Para o governo isso é bom, mas quem precisa e não tem condições para pagar uma faculdade particular fica na pior.

É importante que as instituições de ensino superior viabilizem o acesso à internet para estudantes que não tiverem meios de fazer a inscrição.

PREFERÊNCIA

Terão preferência no acesso ao Fies os estudantes que cursaram o ensino médio completo em escolas da rede pública, que não têm curso superior completo, não têm residência própria e têm mais de um membro da família sem bolsa de estudo em instituição de ensino superior privada.

É importante lembrar que os alunos bolsistas do ProUni - Programa universidade para todos foram contemplados em agosto e não entram no cálculo das novas vagas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por