Recurso para atendimento especializado termina nesta sexta-feira (18)
O participante do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 que teve a solicitação de atendimento especializado ou por nome social reprovado tem até esta sexta-feira (18) para entrar com recurso. É necessário encaminhar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) novos documentos comprobatórios para as situações que dão direito aos atendimentos. O material deverá ser enviado por meio da Página do Participante, no site enccejanacional.inep.gov.br. Neste ano, quase 1,7 milhão de candidatos farão as provas, a serem aplicadas em 5 de agosto. O objetivo do exame é certificar estudantes que não conseguiram completar os ensinos fundamental ou médio. 

Concurso de vídeos sobre desconstrução do machismo
O concurso de vídeos “Desconstruindo Práticas Machistas no Cotidiano das Escolas” é promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em parceria com a pasta de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais (Sedpac). Podem participar alunos dos anos finais dos ensinos fundamental e médio das escolas da rede estadual. Cada instituição de ensino poderá inscrever apenas um documento audiovisual em cada eixo temático do concurso. Para se inscrever, gratuitamente, as escolas deverão, primeiramente, postar o vídeo no youtube.com, no modo privado, e compartilhar apenas com o endereço desconstruindomachismonaescola@gmail.com. O segundo passo é preencher o formulário de inscrição on-line, disponível em educacao.mg.gov.br.

Prêmio Jovem Cientista vai receber propostas até julho 
Estudantes de todo o país têm até 31 de julho para participar da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista. A iniciativa busca despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela pesquisa. Os candidatos precisam desenvolver um projeto que busque solucionar problemas dentro do tema do prêmio e da realidade em que vivem. Mais informações no site jovemcientista.cnpq.br.