Educação à distância exige disciplina e dedicação ao estudo

Jornal O Norte
15/09/2005 às 10:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

Káthira Cangussú


Repórter


kathira@onorte.net

A disciplina é a característica fundamental para quem decide cursar uma graduação à distância. Sem ela é quase improvável que o aluno conclua o ensino superior.

- Educação à distância não é para todo mundo. É para quem tem autonomia de vôo, disciplina. É para pessoas que sabem dosar suas horas de estudo - diz a professora de educação à distância, Mírtis Maria da Penha, 52 anos.

De acordo com a professora, a educação à distância ainda é uma modalidade pouco desenvolvida.

- Atualmente o curso possui 97.729 alunos, distribuídos em 53 instituições de ensino superior, todas elas credenciadas pelo ministério da Educação. No Brasil, cerca de 3 milhões de pessoas participam do programa Educação à distância, incluindo alunos do ensino básico de jovens e adultos até a pós-graduação.

CURSOS OFERECIDOS

O panorama da EAD mostra ainda que metade dos cursos oferecidos no país é de pedagogia, segundo dados do MEC.

Jorgina Medeiros Rezende de Souza, 46, foi uma das que procuraram a graduação. Diretora de uma escola de ensino fundamental, ela optou por fazer um curso à distância por causa da falta de tempo para freqüentar uma universidade.

- O curso caiu do céu. Precisava de uma formação superior porque sou diretora de escola, mas não tinha tempo para cursar uma faculdade - diz Jorgina, que está no quinto semestre do curso de pedagogia à distância da Uerj.

Segundo ela, o fato de o curso ser à distância não implica que o conteúdo seja diferenciado do presencial.

- É ilusão achar que o curso é tranqüilo. A gente precisa de muita motivação, muita disciplina, porque você faz o seu ritmo. Às vezes, é preciso entrar madrugada adentro para poder acompanhar as disciplinas - afirma.

De acordo com a professora Mírtis, o exemplo de Jorgina é o mais comum entre os alunos de educação à distância.

- Geralmente os estudantes de EAD são mais velhos. Quanto mais idade, mais maduro e mais chances eles têm de terminarem a graduação.

COMO FUNCIONA

Após aprovação no processo seletivo, há o exame e ele segue os moldes do vestibular para os cursos presenciais da instituição. O aluno recebe explicações de como é o curso e orientações de hábitos de estudo. É comum cada disciplina ter um guia com a divisão das aulas, das avaliações à distância e as presenciais.

O aluno pode usar tanto o material didático impresso pela universidade e enviado ao estudante quanto o conteúdo repassado pela internet.

- O aluno vai estudando o material didático e tem à disposição tutores à distância de cada disciplina que ele pode acessar por telefone, fax, correio, e-mai - explica Eloiza Gomes de Oliveira, professora que faz o curso de pedagogia à distância na UERJ - Universidade do estado do Rio de Janeiro.

REGULAMENTO

Embora o universitário conte com a facilidade de organizar os estudos da maneira que achar mais conveniente, ele deverá comparecer à universidade para fazer as avaliações de cada disciplina, conforme prevê o decreto que regulamenta a EAD.

De acordo com a estudante Juliana Mota, o universitário tem de fazer, obrigatoriamente, uma prova presencial.

- O aluno pode ter avaliações à distância. No entanto, mais de 50% do peso da nota final têm de ser de uma avaliação presencial.

Na opinião de Eloiza, a educação à distância não irá substituir os cursos presenciais.

- Não tenho certeza se todos os cursos podem ser ministrados à distância. Acho que, dependendo do curso, talvez o percentual de presença varie.

Para Juliana Mota, não há um conflito entre curso não-presencial e presencial. - Há um conflito entre uma educação tradicional que não incorpora novas tecnologias e uma modalidade flexível que sabe fazer isso, sem abrir mão da importância fundamental do professor - afirma a estudante.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por