Desenhando e aprendendo a escrever

Jornal O Norte
23/08/2005 às 17:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

Káthira Cangussu


Repórter


kathira@onorte.net

É muito importante que o professor passe a valorizar o desenho infantil, pois ele tem uma ligação direta com o processo de desenvolvimento da criança, e conseqüentemente, com o processo de alfabetização. No Brasil, por exemplo, foram importantes os movimentos culturais na correlação entre arte e educação desde o século XIX.

O professor costuma dar importância ao desenho somente nos primeiros anos da vida da criança, utilizando-o para promover coordenação motora e percepção de cor. No entanto, no início da fase de alfabetização muitos educadores consideram a atividade desnecessária.




Desenho é fundamental na alfabetização da criança

- Mas não é. O desenho é importante porque ele tem ligação direta com a escrita, principalmente nas primeiras fases - garante a professora primária Karem Costa Duarte.

O olhar que o professor dirige ao desenho da criança apóia-se nas concepções que ele tem sobre o desenho enquanto linguagem, idéias constituídas na sua própria história e experiência com a linguagem.

Todo esse conhecimento traduz-se em expectativas com a produção infantil, que definem o diálogo que o professor estabelece com a criança sobre seus desenhos, interação que pode ser marcada pelo incentivo, pela advertência, pela indiferença.

DO RABISCO PARA O ENTENDIMENTO

Segundo a professora Luciana Esteves Brasil, na fase em que a criança deixa de escrever rabiscos ela automaticamente entra na fase pré-silábica de entendimento da escrita, ou seja, começa a reproduzir palavras mesmo não sabendo desenhar as letras, mas as imitando.

- A criança vai desenvolvendo as fases do desenho, começando a criar noções de tamanho, espaço, conforme vai aprendendo a lidar com as letras. Uma coisa leva à outra - fala a professora.

Quando a criança entra na fase em que começa a ter noções de perspectiva, de cores, proporções e planificações ela também começa a formar as primeiras palavras e as primeiras frases. A psicopedagoga Raimunda Meira Araújo, fala que é grande a responsabilidade do professor na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento do desenho infantil.

- É certo que o prazer encontrado pela criança no desenho deixará de existir se não forem permitidas as explorações de suas funções expressivas e as realizações de seu potencial criativo. Precisamos repensar as expectativas que temos do desenho da criança, assim como o diálogo que estabelecemos com ela a respeito da sua produção gráfica. Além disso, precisamos discutir as oportunidades concretas para o fazer artístico na Pré-escola.


Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por