Demc vai coletar 11 mil assinaturas para garantir o meio-passe nos lotações

Jornal O Norte
23/08/2005 às 16:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

Káthira Cangussu


Repórter


kathira@onorte.net

O Demc - Diretório dos estudantes de Montes Claros estará lançando no mês de setembro, pela primeira vez na história do município, projeto de iniciativa popular do meio-passe. O objetivo é efetivar o benefício da redução no preço das tarifas para o setor estudantil com o apoio da população, através de abaixo assinado com pelo menos 5% do contingente eleitoral de Moc. A prerrogativa é assegurada pela Lei orgânica municipal.

O Projeto do meio passe na mão visa conquistar a redução das tarifas para os estudantes em parceria como os grêmios estudantis e diretórios acadêmicos das faculdades. Já aprovado em outras cidades, o meio passe é a maneira mais eficiente de garantir a evasão escolar.

De acordo com o presidente do DEMC, o estudante Leonardo Prates, o projeto tem uma contribuição educacional e social muito grande, sendo que vários estudantes abandonam os bancos escolares porque não têm condições financeiras de arcar com os custos do transporte coletivo até o estabelecimento de ensino, sendo vítimas da grave crise social, onde o desemprego, a falta de educação e a violência são sinônimos dela.

ANDANDO DO BAIRRO AO CENTRO

Para a estudante do ensino fundamental, Michelley Ribeiro Colares, 15 anos, o meio passe vai ajudar as famílias que não têm como pagar o ônibus para seus filhos estudarem na área central da cidade.

- Não é toda família que tem condição de pagar R$ 2,20 todos os dias para o filho ir e voltar da escola. E essa situação piora ainda mais quando temos educação física, pois são quatro conduções. Tenho colegas que fazem o percurso andando, a partir do bairro Maracanã, todo dia. Eles não têm como pagar o coletivo - fala a estudante.

Antônio Alves Ruas, 20 anos, faz cursinho pré-vestibular na área central da cidade, e ressalta sobre as dificuldades enfrentadas todos os dias para pagar o ônibus.

- Trabalho durante o dia, preciso ir para a escola à noite. Eu moro longe do pré-vestibular e preciso pagar o ônibus todos os dias. Eu acredito que se esse projeto for aprovado, será mais fácil não só para mim, mas para muitos estudantes. Pois muitos não conseguem estudar e trabalhar ao mesmo tempo, por causa do alto custo da passagem - concluiu o estudante.

Os alunos beneficiados com esse novo projeto a ser apresentado à câmara municipal através de um dos vereadores (provavelmente Lipa Xavier) serão os que de fato comprovem que necessitam do transporte escolar diariamente para irem à escola, fazerem trabalhos no Centro Cultural e freqüentar as aulas de educação física, alunos com faixa etária de seis anos até os que cursam faculdade. Em um primeiro momento será apresentada a proposta de 70 vales, o que para o presidente do Demc seria o necessário durante o mês.

- O projeto é o instrumento inicial de debate sobre a transformação da atual concepção de transporte coletivo urbano, abrindo a luta por um transporte público, mais barato e de qualidade, para o conjunto da sociedade; por um transporte coletivo fora da iniciativa privada - diz a estudante Patrícia Gomes Pereira.

ARRECADAÇÃO

O Demc estará distribuindo por toda a cidade postos de coletas de assinaturas, uma vez que para o projeto ser apresentado terá que ter no mínimo 5% das assinaturas do eleitorado, conforme a Lei Orgânica Art 49 - mais ou menos 11 mil assinaturas. Para os estudantes que não possuem idade para votar, seus representantes legais serão os pais.

Os postos de coletas das assinaturas estarão espalhados por toda a cidade como na Praça Dr Carlos, nas próprias escolas, faculdades e universidades, associações de bairros, em frente à prefeitura e nos grupos de jovens das igrejas.

A diretoria do Demc, os grêmios estudantis, grupos de jovens e diretórios acadêmicos convidam toda a sociedade e os estudantes para a luta do meio passe.

- Conquistá-lo é muito mais que um benefício, é a garantia da permanência do estudante na escola e a certeza de um jovem com melhor formação, um jovem cidadão, com mais cultura e preparado para disputar em condições uma vaga no vestibular e no mercado de trabalho, e acima de tudo é o cumprimento do direito ao acesso à educação, como garante a Constituição federal, conclui o presidente do Demc.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por