Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e pediram o certificado ou declaração de proficiência do Ensino Médio pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais devem ficar atentos aos locais onde os documentos poderão ser solicitados. A SEE conta com 52 escolas estaduais credenciadas para emitir os atestados. 

Em Montes Claros, o pedido deve ser feito na Escola Estadual Plínio Ribeiro, na avenida Mestre Fininha, 1.225, no Jardim São Luiz. 

A certificação e a declaração de proficiência poderão ser obtidas a partir do início do mês de março, mas àqueles que necessitam do documento em caráter de urgência já podem fazer o pedido, desde que comprovem a urgência (ingresso em faculdade, curso técnico ou admissão em emprego).  

É necessário que o candidato apresente a cateira de identidade e o CPF.

Conquistaram a certi-ficação os estudantes que conseguiram pontuação mínima de cem pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame realizado em novembro e cinco pontos na prova de Redação.

A declaração não será emitida ao candidato que, no ato da inscrição no Encceja, deixou de marcar a Secretaria de Estado de Educação como instituição certificadora.

Quem fez o exame para conquistar a certifi-cação do ensino fundamental deverá aguardar a divulgação dos resultados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (Agência Minas)