Cadastro escolar começa dia 1° de agosto

Jornal O Norte
28/07/2005 às 19:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

Káthira Cangussu


Repórter


kathira@onorte.net

Em reunião realizada na última terça-feira, 26, na Sala Geraldo Freire, dirigentes de escolas municipais e estaduais falaram sobre os procedimentos que deverão ser tomados na distribuição de vagas para o ensino fundamental na rede pública. As atividades são coordenadas por membros da Comissão municipal de cadastro e matrícula.

O cadastramento escolar para o ensino fundamental será realizado, em todo o estado, de 1º a 5 de agosto.

Para garantir vaga nas escolas da rede pública de ensino em 2006 devem ser inscritas as crianças nascidas até o dia 30 de abril de 2000. Além das crianças, que vão completar seis anos até abril de 2006, devem se cadastrar também os alunos que desejam a transferência para a rede pública, ou seja, aqueles que estudam em escolas particulares ou queiram retornar à escola, independente da série do ensino fundamental.

SEGURANÇA

Para a dona de casa Maria Aparecida Dias Ruas, 42 anos, que tem duas crianças em idade escolar, o cadastramento vai ser a segurança que ela terá para que a filha estude no próximo ano.

- Sem o cadastramento, é difícil achar vaga. As escolas sempre estão cheias e muitas vezes a diretora fala que não tem vaga. Neste ano vou cadastrar as duas, uma para a primeira série e a outra que está sem estudar - diz.

Todos os inscritos terão garantia de vaga na escola estadual ou municipal que esteja mais próxima de sua residência.

Para a diretora Terezinha Alves da Costa, o cadastramento é de extrema importância para a organização do ano letivo.

- É fundamental que os pais o façam, que não percam essa oportunidade para assegurar aos filhos o direito da escola, e que atinjamos 100% das matriculas - ressalta.

A diretora informa que, após o cadastro dos filhos, os pais poderão ficar tranqüilos, pois a vaga não poderá ser preenchida por outro aluno. Apenas devem aguardar a lista que informa aos pais o local onde o aluno irá estudar.

A inscrição deverá ser feita pelo pai, mãe ou responsável. Em Moc, as inscrições podem ser feitas nos postos de cadastramento. Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a receber crianças de seis anos na escola.

DOCUMENTAÇÃO

Estiveram presentes à reunião a chefe da seção de registro escolar da gerência de administração escolar da secretaria municipal da Educação, Izabel Custódio dos Santos Cardoso, o supervisor regional de ensino, Sérgio Lélis, e a analista educacional Simone Silqueira, ambos da SRE.

A auxiliar de secretaria Juliana Andrade Pimenta diz que é importante que os pais não esqueçam os documentos.

- Para os que vão iniciar os estudos, os documentos exigidos são a certidão de nascimento do candidato, original e cópia, conta de luz recente, posterior ao mês de abril de 2005, original e cópia. As cópias são necessárias e não devem ser deixadas de lado - afirma.

Os alunos em transferência para a rede pública e os que estão retornando à escola devem apresentar também o comprovante de escolaridade, caderneta, boletim ou histórico.

Os alunos já matriculados no ensino fundamental e os de turmas de educação infantil das escolas públicas, que oferecem o ensino fundamental, não precisam se cadastrar. O cadastramento é apenas para o ensino fundamental. Os estudantes que vão concluir a 8ª série na rede pública de ensino, em Minas, no final deste ano, terão garantia de continuidade de estudo no ensino médio, em 2006.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por