Alunos à frente do empreendedorismo

Projeto Startup Universitário já tem equipe na Funorte

Da Redação
Montes Claros
25/07/2018 às 07:48.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:35
 (DIVULGAÇÃO FUNORTE)

(DIVULGAÇÃO FUNORTE)

Inovar e fomentar o empreendedorismo em Montes Claros é uma das tarefas a serem cumpridas pelos acadêmicos Gilbert Uriel Braga, estudante do 4º período de medicina, Larissa Hiramatsu Gomes, do 8° período de engenharia civil, e Karen Pinheiro Couto, do 5º período de jornalismo. Eles foram escolhidos para o projeto Startup Universitário.

Durante um ano, os bolsistas irão desenvolver eventos de empreendedorismo, programas de inovação tecnológica, cursos, programas de apoio a startups, dentre outras ações voltadas para os acadêmicos das Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte) e para toda a cidade de Montes Claros.
 
CONCORRIDO
Mais de 200 currículos, de acadêmicos de todas as áreas de atuação da faculdade, foram enviados para o processo de seleção.

Critérios específicos foram levados em conta na escolha dos candidatos. Gilbert Braga foi um dos selecionados devido à habilidade em programação e edição de vídeos, além de ter ficado em segundo lugar no prêmio de empreendedorismo pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e estar sempre atento às mudanças do mercado.

Já a acadêmica Larissa Gomes possui experiência em realizações de grandes eventos pela Associação Atlética Acadêmica de Engenharias Integradas Funorte (AAEIF), mais conhecida como Corujão, da qual é presidente e fundadora.

A estudante Karen Pinheiro foi escolhida por já ter experiência em marketing e assessoria de comunicação em instituições de ensino superior (IES), além de produzir peças gráficas, fotografias e vídeos.
 
O PROJETO
Três professores da Funorte foram escolhidos para o programa Startup Universitário: Pedro Almeida, Cássio Dantas e Marcus Caldeira. Cada um poderia ter um estagiário para auxiliar na concretização do plano de ação proposto pelo governo e pelos professores.

Segundo o representante da comissão de seleção e docente da instituição, Marcus Caldeira, o projeto visa incentivar a abertura de negócios inovadores pelos acadêmicos e, também, pelo público externo.

“O programa capacita e apoia professores universitários para criarem nas instituições de ensino ações e programas que deem aos alunos a oportunidade de desenvolverem comportamento empreendedor, incentivando a abertura de novos negócios, apoiando a transferência de tecnologias e aumentando a densidade de startups no âmbito universitário”, afirma Marcus Caldeira.

Segundo ele, esta ação “será viabilizada através da geração de um ambiente favorável à construção das características e habilidades empreendedoras importantes para qualquer profissional despertar e/ou prosseguir com o interesse de abrir o próprio negócio”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por