Aditamento do Fies pode ser feito até o dia 23

Jornal O Norte
15/09/2005 às 10:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

Alunos de instituições de ensino superior particulares que custeiam parte de seus estudos com o Fies - Financiamento estudantil têm prazo até o dia 23 próximo para fazer a renovação, aditamento do contrato referente ao segundo semestre deste ano.

A renovação é obrigatória para os estudantes que desejam manter o financiamento já que quem não o fizer corre o risco de perder o financiamento.

A estudante do 3º ano de Fisioterapia, Alinne Ruas Dias Batista, 20 anos, diz que no semestre passado levou um grande susto.

- Esqueci a data final do aditamento. Quando procurei a Caixa já tinham se passadas duas semanas. Disseram que eu não poderia mais fazê-lo. Agora, neste semestre já procurei a agencia para fazer o aditamento.

RENOVAÇÃO

O tipo de renovação do Fies depende da situação do contrato de cada estudante. Será simplificado se o aluno não fez alterações no documento assinado com a Caixa econômica federal no primeiro semestre letivo de 2005.

Nesse caso, basta ir à instituição onde estuda e assinar a renovação. Se houve mudanças no cadastro, o aluno deve obter, na instituição de ensino, o documento Regularidade de matrícula e ir diretamente à Caixa, acompanhado de seus fiadores. Se for casado, também do cônjuge.

Para efeito de renovação são consideradas mudanças no contrato a alteração de CPF ou do estado civil do aluno ou de seus fiadores; troca de fiador; redução do percentual do prazo de financiamento; modificação no valor do limite do crédito global; restrição cadastral do aluno, do cônjuge ou dos fiadores; parcela trimestral de juros em atraso e alteração no CNPJ - Cadastro nacional de pessoa jurídica da mantenedora da instituição de ensino.

SITUAÇÃO

No primeiro semestre de 2005, a Caixa econômica federal registrou a renovação de 128.883 contratos, que somam R$ 279,36 milhões. Do segundo semestre de 1999, quando foi criado, até o segundo semestre de 2004, o Fies custeou até 70% da mensalidade de estudantes da rede privada. Os outros 30% são pagos pelo aluno, que também quita, a cada três meses, uma parcela dos juros. Depois de formado, o estudante tem prazo de até uma vez e meia a duração do curso para quitar o débito com a Caixa, que é o agente financeiro do programa.

No segundo semestre de 2005, o ministério da Educação alterou algumas regras do Fies, dentre elas o valor máximo do financiamento que passou a ser de 50% da mensalidade. A mudança não afeta os contratos firmados até o segundo semestre de 2004. Fica mantido o percentual de 70% da mensalidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por