Enfermagem é misto de ciência e arte de bem cuidar do ser humano, individualmente, na família ou em comunidade, e de modo integral, desenvolvendo atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças. E o colégio Indyu é pioneiro em todo o Norte de Minas no ensino da enfermagem, atuando nesta área há mais de 20 anos com qualidade, competência e inovação.

O curso tem uma equipe de professores especialistas nas mais diversas áreas da enfermagem, atuando de forma a estimular o conhecimento e o desenvolvimento dos alunos.

O coordenador José Aparecido Alves explica o desenvolvimento do curso e o reconhecimento do mesmo no mercado. “A grade curricular fornece habilitação do técnico em enfermagem, atendendo ao eixo ambiente, saúde e segurança e contando com carga horária de 1800 horas. Destas, 600 horas são de estágio prático. O estudante desenvolverá atividades em unidades de saúde, laboratórios, no Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira e também por meio de parcerias entre as unidades públicas, privadas e outras organizações”. 
 
CURRÍCULO 
Com a formação o profissional poderá promover ações de orientação e preparo de pacientes para exames, além de realizar técnicas gerais de enfermagem, como curativos, administração de medicamentos, vacinas, verificação de sinais vitais, entre outros. A assistência pode variar de pacientes clínicos a cirúrgicos, devendo atuar sempre com competência e responsabilidade perante a profissão. Ao término do terceiro módulo de habilitação profissional o aluno é capacitado como auxiliar de enfermagem. 

Norberto Pereira dos Santos é egresso do curso e atualmente trabalha no Samu Macro Norte e Santa Casa. Fala sobre a aceitação do curso nas instituições. “O curso tem uma grande preocupação com a formação prática, pois está formando profissionais que vão atuar em diversas áreas, considerando a grande presença de ex-alunos do Indyu no mercado. Posso dizer que o curso tem muita credibilidade e tradição, pontos que são os diferenciais”, observa Norberto.

O sistema avaliativo se baseia no conhecimento teórico/prático, tendo em vista que os estudantes passam por avaliações nos dois enfoques. O aluno já inicia o período letivo orientado sobre todos os processos avaliativos e suas datas (cronograma de avaliação), a fim de facilitar e organizar os estudos. Para Phelippe Alves, que também se formou no colégio e atualmente é técnico de enfermagem no Hospital das Clínicas Doutor Mario Ribeiro, o Indyu e todo o corpo docente foram de extrema importância para o início de sua carreira profissional. 

“O curso abriu as portas e proporcionou grandes conquistas, uma delas foi poder trabalhar em uma grande instituição, como o HC. Agradeço a todos que fizeram parte da minha formação, pois foram fundamentais para o meu crescimento”, relata Phelippe. 

O curso técnico do colégio Indyu se caracteriza pela empregabilidade e tradição no mercado, considerando a forma como promove a aproximação do estudante e a prática, desde o primeiro módulo, em diferentes cenários de saúde, capacitando, portanto, o aluno a exercer atividades voltadas para promoção, prevenção, recuperação em saúde, além de desenvolver a perspectiva do autocuidado, da educação em saúde para indivíduos, comunidade e famílias, em todas as faixas etárias.