Termina no próximo domingo o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inicialmente, o último dia seria hoje, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para o dia 15. Também foi estendido o prazo para os candidatos que tiveram isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova justificarem sua ausência, para continuar tendo o benefício.

Segundo o Inep, a proposta da mudança é dar mais tempo para que os participantes possam se adequar às novidades desta edição, “garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do exame”. O instituto espera que cerca de 4 milhões de pessoas peçam a isenção.

Tanto o pedido de isenção como a justificativa de ausência devem ser feitas na página do Enem 2018. Todos os interessados em fazer o exame deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio.

Têm direito à isenção os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escolas da rede pública, ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também pode solicitar isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 
 
ENCCEJA
Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.
(Com Agência Brasil)