Entre os dias 19 e 22 deste mês, Montes Claros será palco da 3ª edição da Mostra de Cinema promovida pelo Cinema Comentado Cineclube e com incentivo do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria de Cultura do município. 

Esta edição do evento traz a Montes Claros não só a experiência democrática de exibição gratuita e compartilhada, como a oportunidade de dar destaque ao cinema realizado por uma conterrânea, a produtora Vania Catani, fundadora da Bananeira Filmes.

O slogan Do Sertão Para o Mundo ressalta a importância de Vania para a retomada do cinema brasileiro. Catani se consagrou no cenário independente e é uma das produtoras brasileiras mais prestigiadas dentro e fora do país. Somadas, suas produções já foram exibidas em 403 festivais, em 48 países, e receberam mais de 188 prêmios. 

Além da exibição de nove títulos da Bananeira Filmes, a 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros terá a presença dos cineastas Anita Rocha da Silveira, diretora do filme “Mate-me por Favor”, e Rodrigo de Oliveira, diretor do documentário “Todos os Paulos do Mundo” – dois dos mais recentes trabalhos da produtora. O público terá a oportunidade de participar de bate-papos com os diretores e com a própria Vania Catani.

Outro destaque na programação é o minicurso Cinema e Educação: reflexões, estratégias e recursos educacionais, que será ministrado pelos professores Heiberle Hirsgberg Horácio (Unimontes), Cristiane Vilhena Lima e Moisés Coppe (UFJF), todos envolvidos com projetos que envolvem cinema e escola. Toda a programação é gratuita e acontece na praça da Matriz e no Centro Cultural Hermes de Paula.

As inscrições para debates e minicursos poderão ser feitas no site do Cinema Comentado Cineclube – www.cineclube.com – onde também se encontra a programação completa do evento.